to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Notícias
Pesquisar Notícias
calendario
Loading...
13 outubro, 2021 Estudantes do ensino superior podem concorrer a bolsas de estudo a partir de hoje
O Município de Aljustrel, à semelhança de anos anteriores, volta a apostar numa política de promoção e desenvolvimento da igualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior, e informa que estão abertas, a partir de hoje, quarta-feira, dia 13, as inscrições para atribuição de bolsas de estudo aos estudantes com menos recursos económicos e com bom aproveitamento escolar.
 
As candidaturas para concessão/renovação podem ser efetuadas até ao dia 19 de novembro, nomeadamente através dos serviços online do Portal do Munícipe de Aljustrel (http://portalmunicipe.mun-aljustrel.pt/default.aspx), designadamente no separador dedicado à “Educação”. De salientar, no entanto, que previamente deve ser efetuado o registo no referido portal, para que se possa ter acesso aos formulários.
 
O objetivo é privilegiar a continuação dos estudos dos alunos que residam neste concelho e, ao mesmo tempo, colaborar na formação de quadros técnicos superiores, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.
 
Podem candidatar-se alunos que pretendam ingressar ou já inscritos em universidades, institutos politécnicos, institutos superiores e escolas superiores.
 
À renovação das bolsas de estudo aplicam-se os mesmos termos e condições referentes à concessão de novas atribuições. O número de bolsas de estudo a atribuir, bem como o seu valor, serão fixados pela Câmara Municipal de Aljustrel e em função da apreciação das candidaturas apresentadas.
Ação Social
11 outubro, 2021 Novos eleitos nos órgãos municipais já tomaram posse
Aconteceu ontem, domingo, dia 10, a Cerimónia da Instalação dos Órgãos para o mandato 2021/2025, nomeadamente da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Aljustrel.
 
A cerimónia oficial, que foi dirigida pela presidente da Assembleia Municipal cessante, Maria da Graça Belchior, realizou-se nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, no seguimento da convocatória oficial que foi formalizada após as Eleições Autárquicas, que decorreram no passado dia 26 de setembro.
 
Foram, assim, investidos 15 deputados para a nova Assembleia Municipal de Aljustrel, 8 eleitos pelo Partido Socialista (PS) e 7 pela Coligação Democrática Unitária (CDU). Nelson Brito (PS), cidadão que encabeçou a lista mais votada, foi eleito Presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel.
 
Foram ainda investidos nos seus novos cargos os cinco eleitos para a Câmara Municipal de Aljustrel, tendo sido empossado Carlos Teles, eleito pelo PS, como Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel. Tomaram ainda posse como vereadores Paula Lampreia (PS), Liliana Mendes (PS), Fernando Ruas (CDU) e Isabel Galope (CDU).
 
A cerimónia contou ainda, dada a inerência de funções como Presidentes das Juntas de Freguesia, com a instalação dos novos eleitos, nomeadamente de António Nascimento (União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos), Rui Faustino (Freguesia de São João de Negrilhos), Andreia Piassab (Freguesia de Ervidel) e Manuel António Encarnação (Freguesia de Messejana).
Município
04 outubro, 2021 Banda SMIRA assinala 5 de Outubro com concerto “Música e Monumentos” no Jardim 25 de Abril
A Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (SMIRA) organiza amanhã, terça-feira, dia 5 de outubro, o concerto “Música e Monumentos”.
 
A iniciativa, integrada no âmbito do Programa Garantir Cultura, acontecerá às 16:00 horas, no Jardim 25 de Abril. No mesmo dia, em vários locais do país, existirão concertos do género, nomeadamente em locais emblemáticos e sítios históricos.
 
O Município de Aljustrel associa-se a este concerto, prestando-lhe todo o apoio, e assinala também, desta forma, o Dia da Implantação da República, recordando os valores afirmados neste momento histórico.
 
O concerto, de modo a que possa chegar ao máximo de pessoas e aos muitos aljustrelenses espalhados pela diáspora, vai ser transmitido em direto no Facebook na página da SMIRA (https://www.facebook.com/Banda.Filarmonica.Aljustrel) e também na página do Município de Aljustrel (https://www.facebook.com/AljustrelMunicipio).
 
O objetivo destes concertos descentralizados, que contam com o apoio do Ministério da Cultura, nomeadamente através do Fundo de Fomento Cultural, e da Presidência da República, é apoiar o trabalho artístico e cultural.
 
A Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (SMIRA) foi uma das entidades contempladas e este concerto visa ainda a mitigação dos impactos da crise pandémica no setor cultural, sendo, neste sentido, também um estímulo à gradual retoma da atividade.
 
Este evento respeitará todas as regras para a Covid-19, nomeadamente as emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) para a realização de espetáculos culturais.
Cultura
04 outubro, 2021 Auto de consignação da obra de Extensão de Saúde de Rio de Moinhos foi assinado e deu-se início à construção
Foi hoje, segunda-feira, dia 4, assinado o Auto de Consignação da Obra da Extensão de Saúde de Rio Moinhos, nomeadamente junto ao local onde devem ser executados os trabalhos que constituem a empreitada.
 
Recorde-se que esta obra já tinha sido adjudicada anteriormente pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), nomeadamente pelo valor de 246.500.00 euros (duzentos e quarenta e seis mil e quinhentos euros), acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.
 
Esta assinatura serviu também para assinalar, simbolicamente, no terreno o início das obras, tendo marcado presença neste ato Conceição Margalha, presidente do Conselho de Administração da ULSBA, que foi acompanhada por vários representantes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, e por Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel.
 
Para Conceição Margalha, “este auto de consignação assinala o início de uma obra muito importante”, defendendo que o “empenho e a persistência do Município de Aljustrel foram fundamentais para o desenrolar deste processo há muito desejado e reivindicado”. “Esperamos, agora, que em 2022 esta Extensão de Saúde seja uma realidade, que esteja construída, e que a possamos inaugurar e dar um passo em frente na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população”.
 
Nelson Brito, por sua vez, defendeu que “o Município de Aljustrel nunca deixou de lutar por esta obra”, considerando que com a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos “fica reposta a equidade no Concelho de Aljustrel”. “Nunca deixaremos ninguém para trás, independente do número de habitantes de cada freguesia do Concelho de Aljustrel, e esta Extensão de Saúde permitirá melhorar a qualidade de vida dos que habitam esta terra e dotará este território de mais e melhores condições, não o esvaziando de valências, nem de respostas”.
 
Para que esta construção fosse possível, já anteriormente o Município de Aljustrel tinha estabelecido um protocolo de colaboração com a ULSBA, tendo cedido o terreno para a edificação da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, bem como elaborado os projetos de arquitetura e de especialidades, isentando ainda o projeto de controlo prévio.
 
De referir que a Câmara Municipal de Aljustrel comparticipará também financeiramente uma parte da obra, nomeadamente a parte que não tem fundos comunitários, cabendo também a esta autarquia a fiscalização da empreitada, em conformidade com a legislação em vigor.
Saúde
24 setembro, 2021 Inaugura hoje "A terra é azul como uma laranja II" nas Oficinas de Formação e Animação Cultural
Acontece hoje, sexta-feira, dia 24, pelas 18:00 horas, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, a inauguração da exposição “A terra é azul como uma laranja II”, da autoria de Alfredo Luz.
 
Uma mostra de pintura, que se encontra englobada no âmbito da colaboração estabelecida entre o Município de Aljustrel e o Movimento Arte Contemporânea (MAC), e que pode ser apreciada até ao dia 16 de outubro.
 
“Na obra de Alfredo Luz não se localizam vestígios de submissão a aventuras inconsequentes e com lugar de crescente destaque nas artes plásticas portuguesas, o seu trabalho, originário de profunda reflexão, fertiliza-se por força do quotidiano artístico rigoroso, pairando sobre a sua criação aquela dimensão lírica e melancólica que só um artista subtil como Alfredo Luz tem a graça e o poder de ostentar”, escreveu Álvaro Lobato Faria, diretor coordenador do MAC.
 
Na verdade, “Alfredo Luz apresenta-nos o seu universo criativo onde se destaca a capacidade técnica e o talento de um excelente artista da contemporaneidade portuguesa”, completou. Uma obra, por isso, que “surpreende” e “anima” e em que “a pintura assume toda a sua razão de ser”.
Esta exposição poderá ser visitada no horário habitual das Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel, respeitando-se para a sua realização todas as regras em vigor.
Cultura
23 setembro, 2021 Começou o ano letivo na Universidade Sénior e no Anima Sénior
Após um interregno, devido à pandemia, a câmara municipal, e sob as orientações das entidades competentes e da RUTIS, retomou a atividade da Universidade Sénior de Aljustrel e do Anima Sénior nas freguesias, seguindo todas as regras estipuladas.
 
O ano letivo arrancou, assim, com a já tradicional receção aos alunos e professores voluntários, que aconteceu no Parque Desportivo Municipal. O momento contou ainda com a atuação do Grupo de Violas da Universidade Sénior de Aljustrel.
 
Para a autarquia, é extremamente importante o retomar destas respostas, dando a oportunidade à população sénior de ocupar os seus tempos livres, proporcionando-lhe momentos de lazer, de descontração e de convívio, apesar de todas as limitações ainda impostas.
 
Recorde-se que estas respostas sociais dinamizam regularmente atividades culturais, desportivas e educacionais e num contexto de formação ao longo da vida.
 
Pretende ainda o Município de Aljustrel, através destas iniciativas, combater o isolamento e a solidão, promovendo ainda um envelhecimento ativo saudável e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
 
Durante a receção aos alunos, foram ainda entregues os horários e facultadas as informações necessárias, nomeadamente sobre o funcionamento e regras impostas no que diz respeito à frequentação dos espaços no decorrer deste ano letivo.
 
Uma das primeiras atividades será, assim, a realização de uma caminhada, que acontecerá já no próximo dia 28, pelas 09:00 horas, e que assinalará o Dia do Desporto Sénior. Caminhada, esta, que se inclui no âmbito da Semana Europeia do Desporto, e que foi organizada pela Rutis – Rede de Universidades Seniores.
Educação
23 setembro, 2021 Município de Aljustrel e Cercicoa assinaram protocolo para dar resposta a pessoas com deficiência ou incapacidades
O Município de Aljustrel assinou ontem, quarta-feira, dia 22, um protocolo de colaboração com Cooperativa para a Educação, Reabilitação e Capacitação para Inclusão dos Concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar (Cercicoa).
 
Com este protocolo será possível dar uma resposta a pessoas com deficiência ou incapacidades, nomeadamente através do Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da Cercicoa.
 
Esta parceria, que já está em funcionamento no Concelho de Aljustrel, permite, assim, a disponibilização de assistência pessoal a vários beneficiários.
 
Este protocolo permite ainda a partilha de contributos entre a Câmara Municipal de Aljustrel e a Cercicoa, contribuindo-se para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidades.
 
O objetivo é proporcionar a todos os beneficiários deste protocolo Planos Individualizados de Assistência Pessoal, nomeadamente através da realização de atividades constantes, e em diferentes espaços públicos, realizando-se grande parte das atividades na Antiga Escola Primária dos Eucaliptos, mas também nas piscinas municipais, no Cine Oriental, no Pavilhão Municipal de Desportos Armindo Peneque, no Centro d’ Artes de Aljustrel, entre outros.
 
Pretende-se ainda através da celebração deste protocolo prevenir situações de risco ou perigo, apostando-se ainda no desenvolvimento de competências, através de procedimentos de intervenção e direcionados a cada um dos beneficiários do programa, tendo por base o Modelo de Apoio à Vida Independente.
Ação Social
back-page
Página Anterior