to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Notícias
Pesquisar Notícias
calendario
Loading...
11 janeiro, 2022 Obra do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel está em fase de conclusão
A obra do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel está em fase de finalização. A empreitada, que conta com um investimento total de 1.483.521,00 euros, entrou já no processo de acabamentos e deverá estar concluída em breve.
 
O Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro, instalado junto a um dos poços de descida ao fundo da mina (Malacate Viana), tem como objetivo potenciar o turismo, dando a conhecer o património, a identidade e a memória coletiva deste concelho.
 
Esta operação, abrangida no Alentejo 2020 e que é comparticipada pelo programa FEDER, encontra-se incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aljustrel e insere-se no âmbito da intervenção de recuperação ambiental e patrimonial da zona mineira abandonada.
Com esta obra será possível requalificar esta zona e dinamizar este espaço público, tornando-o mais acessível e possibilitando o seu usufruto a toda a população. O que permitirá também concretizar um investimento que tem em vista a recuperação das antigas minas desativadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
 
Este novo centro, que está a ser construído, permitirá acolher os visitantes do Parque Mineiro e o edifício será dominado por dois grandes núcleos. No primeiro núcleo será criada uma ampla área de encontro e de receção, uma sala de exposições temporárias, que funcionará também como uma zona polivalente, uma área de snack-bar, dotada de uma esplanada com vista privilegiada para o Parque Mineiro, e uma loja de artesanato.
No segundo núcleo, que poderá ser designado de museológico, serão erguidas áreas expositivas distintas, mas que serão complementares.
Obras
04 janeiro, 2022 Município de Aljustrel aprovou Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022
O Município de Aljustrel terá, neste ano de 2022, um Orçamento de 19 milhões de euros, que pretende dar continuidade aos investimentos que estão em curso e fomentar novos.
 
As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento da Câmara Municipal de Aljustrel para 2022 foram aprovados na última Assembleia Municipal, com os votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista (PS) e a abstenção dos eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU).
 
Este orçamento, superior em cerca de 200 mil euros este ano, refletirá a estratégia do Município de Aljustrel para a promoção do desenvolvimento integrado de todo o concelho, apostando-se na melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade a longo prazo, mas também na coesão social.
A intenção da Câmara Municipal de Aljustrel é continuar a mobilizar todos os esforços para garantir uma boa execução física e financeira das candidaturas apoiadas por fundos externos, e tendo em vista a concretização de projetos considerados estruturantes, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho.
 
Destaque, em 2022, para a continuidade da boa execução demonstrada em anos anteriores, nomeadamente através da Estratégia Local de Habitação, da concretização do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel, das áreas de acolhimento empresarial, do Centro de Negócios de Aljustrel, da ampliação do Centro Escolar Vipasca e dos Trilhos de Observação.
 
Pretende ainda o Município de Aljustrel implementar, entre outros, os projetos “Museu Acessível”, “Nas Asas da Palavra – Centro de Interpretação Literário de Aljustrel”, “Reabilitação da Ribeira do Roxo” e “Mais Sucesso Educativo no Baixo Alentejo”.
 
O orçamento municipal de Aljustrel para 2022 prevê ainda o início de uma estratégia, que se prolongará por quatro anos, e que tem por objetivo contribuir para a redução de perdas de água.
 
Para além dos projetos desenvolvidos diretamente, importa referir que o Município de Aljustrel tem tido ainda um papel importante no apoio técnico e financeiro, acompanhamento e execução de candidaturas promovidas por entidades parceiras com intervenção no concelho, tais como: “Recuperação e Beneficiação da Igreja Matriz de Aljustrel”; “Construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos”; “Beneficiação e modernização das infraestruturas no Complexo Desportivo de São João de Negrilhos” e “Remodelação e Ampliação das Instalações do Lar da Misericórdia de Nossa Senhora de Assunção de Messejana 1.ª fase”.
 
De referir também que a Câmara Municipal de Aljustrel espera que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) venha a revelar-se um importante instrumento financeiro, contribuindo para o investimento municipal, até porque nele já está inscrita a obra da “Variante de Aljustrel”.
Município
28 dezembro, 2021 Obra do Jardim Padre Serralheiro devolverá espaço de lazer à população e beneficiará centro histórico de Messejana
O Município de Aljustrel tem em execução a obra do Jardim Padre Serralheiro, em Messejana. Recorde-se que esta empreitada, que terá um custo total de perto de 140 mil euros, vai permitir reformular este jardim que, desde há alguns anos, apresenta alguma degradação, demonstrando-se desajustado às necessidades atuais da população.
 
O objetivo é devolver este espaço de uso coletivo às gentes de Messejana e do Concelho de Aljustrel, contribuindo também para a fomentação de momentos de convívio e de lazer ao ar livre.
 
Esta empreitada permitirá ainda beneficiar toda a zona envolvente, dando mais dignidade ao edificado histórico que circunda o local. A intenção é ainda melhorar a imagem urbana da Vila de Messejana, potenciando as suas mais-valias e apetrechando-a de mais um ponto de atratividade e de visita.
 
Já se procedeu, com esta obra, à demolição de uma volumetria construída sem qualquer tipo de controlo prévio, localizada na plataforma superior do jardim e que desvirtuava e estrangulava o acesso ao mesmo.
 
Nesta plataforma mais elevada será, assim, localizado um miradouro, constituído por uma pérgula para sombreamento, acautelando-se as respetivas zonas de estadia, de forma a beneficiar o sistema de vistas para a paisagem envolvente.
 
O muro de suporte existente, em pedra à vista, será devidamente recuperado e reparado. A vedação existente em rede vai ser substituída por guardas em madeira tratada e os bancos, em alvenaria, serão reparados e pintados.
 
Os baloiços do parque infantil serão substituídos, estando ainda contemplada uma área para parque de merendas, destinada à estadia e lazer, e onde serão também colocados aparelhos geriátricos. Os espaços verdes também serão melhorados.
 
No jardim, nomeadamente na plataforma mais inferior, vão ser ainda erguidas instalações sanitárias, contemplando-se desta forma também o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
Obras
21 dezembro, 2021 Entregues cabazes de Natal às famílias mais necessitadas do concelho
O Município de Aljustrel, com o objetivo de proporcionar uma quadra festiva mais reconfortante às famílias mais carenciadas do concelho, procedeu hoje, pelas mãos das técnicas e da vereadora com o pelouro da Ação Social, Paula Lampreia, à entrega de cabazes alimentares de Natal.
 
Cabazes, estes, que contaram também com a colaboração e apoio da empresa mineira Almina, no âmbito da sua responsabilidade social. Esta parceria permitiu, no total, entregar 70 cestas com vários produtos típicos da época que se assinala, de modo a que estes agregados familiares possam ter uma melhor consoada.
 
Recorde-se que esta iniciativa insere-se no âmbito da campanha “Natal Solidário”, que está a ser desenvolvida por este município, e que pretende contribuir para ajudar a minimizar as necessidades sentidas.
 
De referir ainda que o tradicional cabaz, que todos os meses é entregue a estas famílias, também foi reforçado e melhorado, nomeadamente através de um donativo da empresa mineira Somincor.
 
Este ano o Município de Aljustrel empenhou-se ainda, com a colaboração de diversos voluntários de várias gerações, e no âmbito do projeto da Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT, da qual esta autarquia faz parte, em dar uma nova imagem a estes Cabazes de Natal, tornando-os mais apelativos.
 
Às empresas envolvidas a Câmara Municipal de Aljustrel agradece o gesto e reconhece publicamente o seu empenho em contribuir para um Natal mais solidário. Agradece também esta autarquia a todos os voluntários, que disponibilizaram o seu tempo e a sua boa vontade em prol desta causa.
O Município de Aljustrel endereça, por fim, os seus sinceros votos de boas festas a todos estes agregados familiares.
Ação Social
back-page
Página Anterior