to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Notícias
Pesquisar Notícias
calendario
Loading...
02 julho, 2020 Jovens do Concelho já podem inscrever-se no Programa de Voluntariado para a Natureza e Florestas

Está a decorre o Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), ao qual a Câmara Municipal de Aljustrel mais uma vez se associou.

Um programa, dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, e ao qual os jovens do Concelho de Aljustrel podem, assim, juntar-se.

Em Aljustrel poderão participar 4 jovens por quinzena, até ao dia 30 de Agosto, que terão um papel ativo na ajuda à prevenção aos incêndios rurais.

Todos os interessados em participar podem fazê-lo em https://programas.juventude.gov.pt/florestas, salientando-se que não existem custos de inscrição associados.

Os jovens que reúnam os requisitos do programa são selecionados por ordem de inscrição, nomeadamente pelas Direções Regionais do IPDJ. No entanto, para mais informações podem consultar o Serviço Municipal da Proteção Civil da Câmara Municipal de Aljustrel, nomeadamente através do número 284 600 070.

Os voluntários têm direito a um seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, a um certificado de participação, a formação geral sobre voluntariado e específica sobre as atividades a desenvolver e a reembolso das importâncias despendidas no exercício das atividades.

Juventude
26 junho, 2020 Primeiro sorteio da campanha “Aljustrel Compra Local” acontece no dia 4 de Julho

Continua a decorrer a campanha “Aljustrel Compra Local”, da responsabilidade da Câmara de Aljustrel e que conta com o patrocínio da empresa mineira Somincor, acontecendo o primeiro sorteio, referente ao mês de Junho, já no próximo dia 4 de Julho, no Mercado Municipal.

Neste dia serão retiradas da tômbola, que se encontra neste local devidamente selada, as cinco senhas que ditarão os vencedores dos respetivos prémios associados a esta iniciativa.

Recorde-se que serão atribuídos vales nos valores de 500, 250, 150, 75 e 50 euros, nomeadamente aos consumidores que, durante o mês de Junho, optaram por consumir no comércio local. Poderá, assim, até ao final do mês ainda depositar os seus talões.

A campanha, porém, decorre até Agosto e serão realizados, mensalmente, sempre no primeiro fim de semana, os respetivos sorteios. A cada consumidor que adquira produtos nos estabelecimentos comerciais e aos produtores aderentes será entregue uma senha por cada 10 euros em compras. Senha, à qual, está associado um número e que, depois de devidamente preenchida, deverá ser colocada na tômbola que se encontra no Mercado Municipal de Aljustrel.

O objetivo é incentivar ao consumo e às compras nos mais variados estabelecimentos comerciais do concelho e dinamizar a produção, fazendo com que os empresários possam retomar com mais contributos a sua atividade laboral, no âmbito do contexto da pandemia provocada pelo COVID-19, e, ao mesmo tempo, dar também um incentivo à população e a clientes vindos de fora do concelho.

Economia
23 junho, 2020 Oficinas de Formação e Animação Cultural reabrem ao público com exposição “Presença

As Oficinas de Formação e Animação Cultural voltam a reabrir ao público e têm, a partir do próximo dia 25 de Junho, uma nova exposição patente. A mostra “Presença”, que poderá ser apreciada em Aljustrel até ao dia 25 de Julho, conta com um alargado conjunto de obras dos alunos dos cursos práticos da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA).

De salientar, no entanto, que esta mostra, e respeitando as regras da Direção Geral de Saúde (DGS), não terá uma inauguração oficial, como por norma existe, sendo o acesso à mesma limitado também de acordo com as normas em vigência.

Assim, todos os interessados em visitar e apreciar esta exposição terão de cumprir todas as diretrizes que se encontram subjacentes à abertura desta infraestrutura municipal. As entradas serão coordenadas, de modo a assegurar-se o distanciamento social, e é obrigatório o uso de máscara de proteção social, bem como a desinfeção das mãos.

Esta mostra conta com obras de pintura e da área das suas disciplinas, como ateliê experimental, ateliê livre, ilustração, projeto tutorial, mas também passando pelo desenho, nos seus distintos níveis e preocupações, e ainda fotografia e registo videográfico ou peças de contornos escultóricos.

A exposição “Presença” é assegurada por uma centena de autores, representados com aproximadamente 180 peças (físicas e digitais), sendo ainda registada em catálogo impresso e em vídeo, permitindo, deste modo, posterior difusão nas redes sociais.

Também as Oficinas de Formação e Animação Cultural, a partir deste dia, passarão a funcionar num novo horário. Encontram-se abertas ao público, de terça a sexta-feira, entre as 09:00 e as 20:00 horas, e ao sábado, entre as 10:00 e as 12:30 horas e entre as 14:00 e as 18:30 horas.

Cultura
22 junho, 2020 Piscina Municipal de Ar Livre abriu com novas regras e com selo de qualidade por cumprir todos os requisitos

Começou no sábado, dia 20, mais uma época balnear na Piscina Municipal de Ar Livre. A Câmara de Aljustrel, no entanto, reabriu este equipamento seguindo todas as regras da Direção Geral de Saúde (DGS) e informa que a Federação Portuguesa de Natação atribuiu a esta infraestrutura o selo de “Qualidade Portugal a Nadar Seguro”, que reconhece o cumprimento de todos os requisitos e práticas de higiene e segurança definidas pelas autoridades para a utilização de piscinas.

Mais se informa que, de modo a serem cumpridas todas as normas, este ano, a capacidade desta infraestrutura encontra-se limitada à utilização máxima diária de 350 pessoas.

A Piscina Municipal de Ar Livre irá funcionar de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 19:30 horas. Ao sábado e ao domingo o horário será alargado até às 20:00 horas. Os treinos desportivos vão acontecer, de terça a sexta-feira, das 19:30 às 20:30 horas, encerrando o complexo às segundas-feiras.

Os utilizadores terão, no entanto, de seguir todas as novas regras de funcionamento deste espaço municipal, sendo obrigatório o uso de máscara nos percursos de entrada e de saída das instalações, bem como nos acessos às instalações sanitárias e ao bar de apoio. E as entradas e saídas das instalações devem ser realizadas pelos corredores, seguindo as indicações existentes, por forma a evitar o cruzamento de pessoas.

Todos os frequentadores devem apresentar-se já equipados, não sendo permitida a troca de roupa nas instalações, encontrando-se a utilização da rouparia interdita. O acesso às instalações sanitárias será controlado com o intuito de assegurar as distâncias de segurança exigidas, sendo obrigatória a desinfeção das mãos à entrada e à saída.

Os equipamentos disponíveis, como cadeiras, mesas de esplanada, espreguiçadeiras, têm de manter um distanciamento de três metros, procedendo a autarquia regularmente à sua desinfeção.

De realçar também que, cumprido o plano de contingência do COVID-19, existe uma sala de isolamento, que se situa na parte superior do complexo, a 20 metros de distância.

Equipamentos Municipais
19 junho, 2020 Município de Aljustrel diminui valor da dívida relativamente a 2017

A Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a diminuir o valor da sua dívida desde 2017, ano em que o executivo iniciou o atual mandato.

A diminuição do endividamento aconteceu apesar da quebra de receita proveniente de impostos, como a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o valor mínimo legal, apresentando, assim, uma redução global.

A última prestação de contas foi aprovada no passado dia 17 de Junho, em Reunião de Câmara, verificando-se uma diminuição de 6,4 por cento do valor do endividamento.

Em 2017, aquando do início deste mandato, o valor da dívida era de 7.729.561 euros, passando, em 2019, para 7.235.092 euros.

Valor, este, que se tem vindo a conseguir alcançar fruto de uma gestão criteriosa, mas sem descurar os investimentos em todo o concelho, bem como a atribuição de apoios sociais e a captação de novos investimentos para o território.

De realçar que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a conseguir utilizar os fundos comunitários da melhor forma, colocando-os ao serviço do concelho, com obras e projetos inovadores, e, neste sentido, para além de não aumentar a sua capacidade de endividamento, ainda a tem conseguido diminuir.

Recorde-se que o Município de Aljustrel tem a maior taxa de execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do Portugal 2020, do País. Liderando ainda, também, a nível regional no Alentejo 2020, no conjunto dos municípios que abrange, designadamente nos Centros Urbanos Estruturantes.

Com estes valores mantém ainda o Município de Aljustrel, caso seja necessário, uma boa situação financeira junto da banca, o que dá garantias e permite acautelar o futuro.

A Câmara Municipal de Aljustrel entende que a redução da dívida permite continuar a investir no desenvolvimento do concelho e na melhoria da qualidade de vida. E mantém o compromisso de gerir de forma criteriosa e rigorosa os dinheiros públicos, mantendo equilibrada a situação financeira da autarquia.

Informação Financeira
back-page
Página Anterior