to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Notícias
Pesquisar Notícias
calendario
Loading...
22 fevereiro, 2021 Aljustrel integra semana intermunicipal que vai levar a atividade física a casa das populações

Irá realizar-se pela primeira, entre os dias 1 e 5 de março, a Semana Intermunicipal da Atividade Física “Em Casa”. Uma iniciativa inédita que vai juntar sete municípios numa atividade conjunta para toda a população.


Estão também envolvidos os Municípios de Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Castro Verde, Ourique, Almodôvar e Alcoutim, apresentando-se às populações abrangidas, através de um programa semanal online, aulas diárias e que acontecem em três horários diferentes, nomeadamente entre as 10:00 e as 10:30 horas, as 18:30 e as 19:00 horas e as 19:30 e as 20:00 horas.

O objetivo é levar a atividade física até à casa das pessoas em tempos de Covid-19 e de confinamento e, ao mesmo tempo, contribuir para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e para a importância da prática do exercício físico na saúde.

Este é também um serviço público, proporcionado por diversas câmaras municipais, que pretende chegar ao máximo de pessoas e de várias faixas etárias, envolvendo as famílias, num momento de partilha e ajudando também a quebrar o isolamento.


Em virtude da pandemia, de várias infraestruturas desportivas fechadas, onde é preciso existir uma readaptação de hábitos, entenderam os promotores desta iniciativa, habituados a trabalhar em prol das suas populações, que este era o momento de se unirem para criar uma iniciativa que atravessasse fronteiras e territórios, proporcionando uma experiência nova e enriquecendo também o trabalho em rede e ao serviço das comunidades.

 

Dados de acesso ao evento:

 

Plataforma de Acesso: ZOOM

ID: 891 0621 5318

Senha de acesso: desporto

Desporto
18 fevereiro, 2021 ICNF aprovou candidatura do Município de Aljustrel para funcionamento do Gabinete Técnico Florestal
O Município de Aljustrel submeteu, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), uma candidatura para o funcionamento do Gabinete Técnico Florestal de Aljustrel.
 
Candidatura, esta, que foi aprovada, por se verificar que a Câmara de Aljustrel manteve em vigor, no ano transato, o referido gabinete e também o Plano Operacional Municipal.
 
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para aprovar esta candidatura, constatou ainda que as ações de gestão de combustível encontram-se cumpridas e registadas na plataforma do ICNF e que foram ainda desenvolvidas, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, outras atividades.
 
Esta candidatura permitirá, desde modo, assegurar o funcionamento deste gabinete, tendo a autarquia recebido, para a sua operacionalização, perto de 14 mil euros, que vão assegurar o apoio, de forma integrada, à estratégia de planeamento e gestão florestal, à viabilização de modelos sustentáveis de silvicultura e de reestruturação fundiária, mas também a ações de prevenção de fogos florestais.
 
Será ainda valorizada a promoção das funções ecológicas, sociais e culturais dos espaços florestais e serão apoiadas ações específicas de investigação aplicada, de demonstração e de experimentação.
 
Recorde-se que foi a Lei n.º 20/2009, de 12 de maio, que estabeleceu a transferência de atribuições em matéria de constituição e funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais para os municípios.
Ambiente
17 fevereiro, 2021 Começou nova etapa da vacinação para a Covid-19 no Concelho de Aljustrel
Arrancou hoje no Concelho de Aljustrel a nova etapa de vacinação para a Covid-19. O Centro de Saúde de Aljustrel, em articulação com as demais entidades competentes, já começou a chamar os utentes abrangidos.
 
Nestes primeiros dias serão incluídas as pessoas com 80 ou mais anos. Seguir-se-ão, nos próximos dias, as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
O Município de Aljustrel está a acompanhar este processo e, inclusive, já se disponibilizou
para auxiliar em tudo aquilo que for necessário e que as autoridades de saúde considerem útil e facilitador deste processo.
 
Nesta etapa, recorde-se, foram ainda incluídas neste plano de vacinação nacional as forças de segurança. Os profissionais da Guarda Nacional Republicana (GNR) afetos ao Concelho de Aljustrel, num processo autónomo, foram também hoje vacinados, tendo o procedimento acontecido igualmente no Centro de Saúde de Aljustrel.
 
Recorde-se que os bombeiros também foram abrangidos no grupo prioritário para a vacinação da Covid-19 e, no final da semana passada, em Beja, nomeadamente no Hospital José Joaquim Fernandes, também já foi vacinada 50 por cento do corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel.
 
O Município de Aljustrel considera que é de extrema importância o arranque desta fase de vacinação no concelho. Tendo em conta o acompanhamento que tem feito e em estreita parceria com as entidades competentes, realça que estão reunidas todas as condições para que o processo decorra da melhor forma e seja um sucesso, uma vez que o Centro de Saúde de Aljustrel encontra-se dotado de excelentes instalações e tem um corpo de profissionais competentes, empenhados e zelosos da saúde e da causa pública.
 
Para mais informações, consultar toda a documentação disponível no seguinte endereço eletrónico: https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/
Saúde
13 fevereiro, 2021 Alguns idosos do lar de Messejana foram hoje instalados na Zona de Concentração de Apoio à População
Foi hoje ativada, depois de certificada pela Saúde Pública, e de modo a dar uma resposta ao surto que está ativo na Misericórdia Nossa Senhora da Assunção, em Messejana, a Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP), que está instalada no Centro de Artes de Aljustrel.
 
As autoridades de saúde entenderam que a ZCAP, aprontada pelo Município de Aljustrel, reuniu todas as condições para acolher os idosos com necessidade de deslocação do Lar Residencial da Misericórdia de Messejana e, neste momento, está a funcionar como uma estrutura de retaguarda.
 
Foi, assim, ativado o Plano de Contingência no âmbito da pandemia Covid-19 e o Município de Aljustrel, acompanhado das demais autoridades locais e regionais, executou todos os procedimentos previstos no protocolo, de modo a que a transferência dos idosos, que aconteceu hoje ao final da tarde, decorresse com as maiores condições de segurança.
 
Esta ZCAP foi ativada com o intuito de ajudar à separação dos idosos que testaram positivo à Covid-19 dos que receberam um rastreio negativo, uma vez que o lar de Messejana, devido às características do edificado em que está instalado, não dispunha de condições suficientes.
 
A Saúde Pública, que acompanhou todo o processo, bem como a Segurança Social, validaram todas as circunstâncias em que os idosos ficaram instalados e consideraram que o edifício está apetrechado com todos os equipamentos necessários para serem prestados os devidos cuidados.
 
A esta infraestrutura foram ainda alocados serviços da Misericórdia de Messejana e foi também reforçada a equipa de cuidadores, proveniente de uma brigada da Cruz Vermelha.
 
O Município de Aljustrel, acompanhado de outros parceiros sociais locais, encarregar-se-á de assegurar todo o apoio logístico. E fará uma avaliação diária, de modo a dar uma resposta pronta e sempre adequada às necessidades.
 
A Câmara de Aljustrel gostaria ainda de deixar uma palavra de agradecimento especial à equipa da Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel e à Guarda Nacional Republicana (GNR) , uma vez que se encarregaram de assegurar todas as condições para transportar os idosos até à ZCAP.
 
Recorde-se que esta infraestrutura foi alvo de várias verificações, ao longo deste tempo, tendo, inclusive, recebido a visita das Forças Armadas, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja (CDOS), do Centro Distrital da Segurança Social, Saúde Pública, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), entre outras entidades.
Município
back-page
Página Anterior