to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Notícias
Pesquisar Notícias
calendario
Loading...
27 novembro, 2020 Concurso de Montras, para dinamizar comércio no Natal, será votado pela população do Concelho de Aljustrel
A Câmara Municipal de Aljustrel volta a promover, nesta quadra natalícia, com o objetivo de ajudar à revitalização do comércio local, o Concurso de Montras.
 
Concurso a que podem concorrer todos os comerciantes que possuam estabelecimentos comerciais em atividade no Concelho de Aljustrel. E, este ano, com o objetivo de envolver a população e dar uma maior visibilidade a este setor, a votação será feita online, nomeadamente através do site institucional do Município e das suas diferentes páginas nas redes sociais.
 
O 1.º prémio, a concurso, é um tablet Lenovo, Tab M8 TB-850F 8” 2Gb/32Gb, o 2.º prémio corresponde a um vale de 50 euros para refeição em restaurante do concelho e o 3.º prémio a um vale de 25 euros para refeição em restaurante do concelho.
 
A apresentação das candidaturas para este concurso de montras deverá ser efetuada entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro de 2020, inclusive, mediante a apresentação de boletim de inscrição devidamente preenchido e entregue durante as horas normais de expediente nas seguintes instalações da Câmara Municipal de Aljustrel: Secretaria, Oficinas de Formação e Animação Cultural e Posto de Turismo, ou ainda via email e através dos seguintes endereços: gip@mun-aljustrel.pt. Pode também inscrever-se nas Juntas de Freguesia do Concelho.
 
Num ano particularmente difícil quer a câmara municipal contribuir para a dinamização do comércio local e impulsionar a aquisição no Concelho de Aljustrel.
 
 
Economia
27 novembro, 2020 Município de Aljustrel organiza campanha de Natal para dinamizar comércio local com vários sorteios
O Município de Aljustrel, com o objetivo de estimular a economia no Concelho e apoiar e dinamizar o comércio tradicional, volta a promover, durante a época natalícia, nomeadamente a partir do dia 1 de dezembro, concursos para incentivar às compras em estabelecimentos locais.
 
Num ano particularmente difícil para o comércio, decidiu a Câmara Municipal de Aljustrel alargar o âmbito desta iniciativa, passado a realizar também sorteios semanais destinados à restauração, com o intuito de contribuir ainda mais para impulsionar este setor, mas também a participação da população, tornando esta iniciativa mais apelativa e dinâmica.
 
Assim, no grande sorteio, à semelhança das edições anteriores, serão atribuídos três prémios nos valores de 500 euros, 350 euros e 150 euros. Por cada 20 euros em compras efetuadas pelos clientes, os lojistas entregam um cupão. Os “canhotos” destes cupões, depois de devidamente preenchidos, deverão ser depositados numa tombola selada que será colocada no Mercado Municipal de Aljustrel ou nos recetáculos colocados nas Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho.
 
Excecionalmente, na presente edição, em resposta à situação pandémica causada pela Covid-19, serão sorteados semanalmente, durante o mês de dezembro de 2020, 10 vales de 30 euros em refeições na restauração local, num total de 40 vales, que deverão ser utilizados nos restaurantes aderentes até ao dia 31 de março de 2021.
 
Desde já, apela esta autarquia, tendo em conta a atual situação que se vive, provocada pela pandemia Covid-19, e aos tantos constrangimentos que tem causado, que, sempre que possível, sejam efetuadas compras no comércio local do Concelho.
Economia
27 novembro, 2020 Inscrições para a atribuição de talhões nas Hortas Comunitárias do Campo das Minas abrem dia 2 de dezembro
O Município de Aljustrel, após a requalificação do antigo Campo das Minas e reconhecendo a importância da atividade agrícola, como forma de sustento mas também de hobby, decidiu criar neste espaço uma zona dedicada a hortas comunitárias.
 
A Câmara de Aljustrel informa, assim, que, a partir do próximo dia 2 de dezembro, encontram-se abertas as inscrições para atribuição de talhões, podendo candidatar-se a utilizador das Hortas Comunitárias qualquer munícipe, residente no Concelho de Aljustrel, dando-se, contudo, preferência aos moradores do Bairro de Vale D’Oca, mediante preenchimento das fichas de candidatura e elementos solicitados por esta autarquia. As inscrições devem ser efetuadas no Balcão Único do Município.
 
Os utilizadores selecionados terão ao dispor um terreno cultivável para a prática de agricultura biológica, que se encontra ainda equipado com um abrigo de madeira, sendo a utilização gratuita, com exceção do consumo de água.
 
A participação nas Hortas Comunitárias implica a aceitação das normas presentes num regulamento e o objetivo é fomentar a prática da horticultura biológica sustentável, promover uma alimentação saudável com produtos biológicos (ou produtos vegetais provenientes de agricultura tradicional), sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente, valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e manutenção do mesmo, promover atividades ambientais para as famílias, potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar para as questões dos resíduos.
 
 
Ambiente
23 novembro, 2020 Conheça as novas medidas que entram em vigor a partir de amanhã, dia 24, no Concelho de Aljustrel
Com a renovação do Estado de Emergência, a partir das 00:00 horas de amanhã, dia 24, o Concelho de Aljustrel sai da lista dos Concelhos de “Risco Elevado”, uma vez que se verificaram menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
 
O Concelho de Aljustrel passou, assim, a integrar o novo mapa definido pelo Governo como um Concelho de “Risco Moderado”, alterando-se as medidas que estavam em vigor.
 
Com esta nova reavaliação, o Município esclarece, assim, as novas regras que se aplicarão no Concelho de Aljustrel a partir de amanhã:
 
- Proibição de circulação entre concelhos nos seguintes períodos:
 
Entre as 23:00 horas de 27 de novembro e as 05:00 horas de 2 de dezembro. Entre as 23: 00 horas de 4 de dezembro e as 05:00 horas de 9 de dezembro.
- Tolerância de ponto (Função Pública) e suspensão das atividades letivas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Apelo às entidades privadas para dispensa de trabalhadores nestas datas.
 
- Uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho. De realçar o uso obrigatório de máscara em outros locais, como anteriormente já estava definido.
 
- Não é permitida a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a 6 pessoas. Verificam-se, no entanto, exceções para casamentos e batizados, limitados a 50 pessoas.
 
- Os estabelecimentos comerciais no Concelho de Aljustrel funcionam de acordo com as regras que estavam anteriormente em vigor, nomeadamente no Estado de Calamidade.
 
- Na restauração e similares não pode ser admitida por mesa a permanência de grupos superiores a seis pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
 
- É proibida a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis e, a partir das 20:00 horas, nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados.
 
- Proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
 
https://dre.pt/.../home/-/dre/149103950/details/maximized
Município
22 novembro, 2020 Exposição “Amigos (im)Perfeitos”, do aljustrelense Carlos Filipe, inaugura na Biblioteca Municipal
 
 
A Biblioteca Municipal de Aljustrel acolhe, a partir da próxima segunda-feira, dia 23, a exposição “Amigos (im)Perfeitos”. Uma mostra de fotografia da autoria do aljustrelense Carlos Filipe.
 
“Amigos (im)perfeitos” oferece, a quem a visita, uma viagem por uma galeria diferente, onde se pode encontrar um conjunto de animais que mudaram a vida de quem os escolheu, nomeadamente pela sua força de viver e pelo amor que entregaram a quem os acolheu.
 
Uma exposição com “modelos especiais” e “com passados arrepiantes”. Uma mostra que é também um projeto e que dá a conhecer a beleza da diferença e o amor capaz de ultrapassar as limitações físicas e os conceitos de estética.
 
Carlos Filipe retratou cada animal que conheceu e cada fotografia conta, assim, a sua história, mas também a sua beleza carismática. Retratos, por isso, “de amigos que se tornaram mais do que perfeitos”.
 
Segundo o autor, porém, “como nunca existem palavras suficientes que descrevam a história de cada um”, esta exposição oferece uma componente interativa. Com a ajuda de um telemóvel os visitantes poderão digitalizar em cada fotografia um código e assistir ao vídeo sobre cada um dos animais fotografados.
 
Carlos Filipe é natural de Aljustrel. Licenciou-se em Português e inglês e mudou-se para o Algarve em 2005. Especializou-se em fotografia de animais de estimação e, em 2019, lançou o seu primeiro livro “Amigos (im)Perfeitos”. Neste mesmo ano, inaugurou o seu estúdio fotográfico, em Lagoa, onde, para além de todos os seus serviços fotográficos, recebe animais abandonados de todo o País, que fotografa, para ajudar na sua adoção.
 
 
Cultura
20 novembro, 2020 Câmara conseguiu financiamento para promoção de mercados de produtos locais nas freguesias do Concelho de Aljustrel
A Câmara Municipal de Aljustrel, tendo em vista a revitalização da economia e a dinamização dos pequenos circuitos de comercialização no Concelho, viu aprovada uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), no âmbito da medida 10 LEADER – “Operação Cadeias Curtas e Mercados Locais”.
 
O objetivo desta candidatura, intitulada de “Mercado de Produtos Locais”, cofinanciada em cerca de 14 mil euros pelo FEADER, é promover o contacto direto entre os produtores e os consumidores, contribuindo para o aproveitamento e escoamento dos produtos excedentes provenientes da agricultura familiar, e também a fomentação das artes mais tradicionais e artesanais.
 
Esta candidatura permitirá, assim, dinamizar os setores dos pequenos produtores e de artesãos de todas as freguesias do Concelho de Aljustrel e incentivar ao consumo, cada vez mais, daquilo que é local. Ao mesmo tempo, contribuirá ainda para a diminuição do desperdício alimentar, apelando ao consumo de produtos da época, nomeadamente frescos e de qualidade. A intenção é ainda contribuir para o estreitar de laços e para o reforço da confiança entre produtores/artesãos e consumidores.
 
Com a aprovação deste projeto serão, por isso, realizados mercados em todas as freguesias do Concelho de Aljustrel que pretendem envolver ainda as populações, dinamizando o território e servindo de atrativo, de modo a que seja possível trazer mais visitantes e potenciais clientes.
 
Poder-se-á, assim, escoar os produtos mais facilmente e vender diretamente os bens aos consumidores finais, sendo benéfico para todos os envolvidos.
Num tempo particularmente difícil, devido à pandemia Covid-19, entende esta autarquia que este projeto poderá ajudar à revitalização da economia no Concelho, mas também estimular o desenvolvimento e satisfazer a procura e dar mais oportunidades de oferta.
 
 
 
 
Economia
20 novembro, 2020 Já foi lançado o Concurso Público para a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos
Foi lançado o concurso público para a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos. A obra será adjudicada pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) e o valor do preço base do procedimento é de 246 mil e 500 euros.Recorde-se que esta era uma reivindicação antiga da população desta freguesia, bem como deste Município, que, agora, está mais próxima de ser concretizada.
 
Para que esta construção fosse possível, no âmbito de um protocolo de colaboração com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba), o Município de Aljustrel cedeu o terreno para a edificação da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, elaborou os projetos de arquitetura e de especialidades e isentou ainda o projeto de controlo prévio.
 
De referir que a Câmara Municipal de Aljustrel comparticipará também financeiramente a operação relativa à construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos e procederá ainda à fiscalização da obra em conformidade com a legislação vigente.
 
Com a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos conseguir-se-á melhorar substancialmente o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados a utentes e residentes e dar-se-ão ainda melhores condições laborais aos profissionais de saúde para desempenharem as suas funções.
 
Os cidadãos poderão, deste modo, aceder a serviços de saúde com condições de segurança, de conforto e de excelência, contribuindo-se ainda para uma maior coesão social e promovendo-se a igualdade de oportunidades em termos do acesso aos cuidados de saúde.
 
É, por isso, com especial satisfação que o Município de Aljustrel partilha o lançamento deste concurso para a construção da Extensão de Saúde em Rio de Moinhos, encontrado, assim, resposta para uma reivindicação há muito reclamada, e que, no entender desta autarquia, se reveste da maior justiça para este território e para as pessoas que nesta freguesia habitam.
Saúde
back-page
Página Anterior