
Os tempos são de renovada esperança. Porque Aljustrel afirma-se, cada vez mais, como um concelho de prosperidade. Como um concelho que honra o seu passado, as suas tradições e que respeita a sua identidade, mas que se empenha em potenciar o futuro.
Um futuro, que assenta os seus alicerces no esforço, dedicação e empenho característicos das gentes que habitam e fazem parte da história deste concelho, e que se quer rico e igualitário para todos.
Aljustrel, como uma referência, é, por isso, a meta que se quer continuar a atingir, aproveitando recursos e dando a conhecer o que de melhor este território tem para oferecer à região, ao país e ao mundo.
Esta é uma terra fértil em potencialidades, onde se agarram desafios e se procuram novas oportunidades diariamente. O desenvolvimento económico, a par da sustentabilidade, mas também do progresso social e cultural, são pilares fundamentais e dos quais este concelho não abdica.
É a interpretação destes novos tempos que nos leva a acreditar que se devem aproveitar todas as sinergias que emergem de diversos atores, juntado entidades públicas e privadas, em prol do progresso. Num esforço conjunto e profícuo para todos.
O compromisso é, por isso, para com quem habita este território, mas também para com todos aqueles que dele gostam, que o escolhem ou visitam. Um compromisso para fazer mais e melhor, preservando as nossas heranças, as nossas especificidades únicas e a nossa maneira de ser e de estar.
Que este concelho com uma forte matriz rural, marcado pela sua raiz mineira, saiba sempre orgulhar-se do que foi, sabendo onde quer chegar e ambicionado acrescentar cada vez mais história àquela que Aljustrel já tem para contar.
Carlos Teles
Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel