
O QUE É?
A Agenda 21 Local é um processo em que as autarquias locais (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia) trabalham com a restante comunidade na elaboração de uma estratégia conjunta e na aplicação de projectos com vista à melhoria da qualidade de vida ao nível local. Para isso é muito importante não esquecer que é fundamental o envolvimento e a participação activa de TODOS os munícipes, sem qualquer excepção.
OBJECTIVOS
Estabelecimento de grupos multi-sectoriais que possam acompanhar os processos da Agenda 21 Local e em que estejam representados todos os sectores da comunidade que, por seu lado, devem ser formalmente envolvidos no desenvolvimento e implementação das acções em curso.
Com a participação activa dos grupos de interesse presentes, fazer um diagnóstico de sustentabilidade da situação presente que considere, de forma integrada, as condições sociais e ambientais e as tendências de evolução que se desenham na comunidade. Consumar uma visão sustentável do futuro da comunidade com base no diagnóstico e na avaliação de prioridades.Implementar um Plano de Acção, identificando prioridades, objectivos claros e mensuráveis, papéis e responsabilidades, recursos e fontes de financiamento e actividades.
Usando Indicadores apropriados (adaptados às condicionantes locais), estabelecer formas de monitorização de base comunitária, planos de avaliação anuais e relatórios de progresso do plano de acção em curso.

Resultados:
- Assumir o Plano de Acção como um instrumento de Gestão da Sustentabilidade Local;
- Garantir a implementação das Acções.
Objectivos:
- Assegurar a monitorização do SSL em todas as suas vertentes;
- Verificar a existência de não conformidades e identificar acções correctivas e preventivas;
- Efectuar o controlo dos registos;
- Realizar auditorias internas.
RESULTADOS
- Revisão do Sistema de Sustentabilidade Local;
- Início de um novo ciclo;
- Continuidade...