
O voluntariado é regulamentado pela Lei nº 71/98 de 3 de Novembro, Artº 2º, que o designa, como sendo “um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção, ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”.
Os princípios em que se baseia o Voluntariado são: o compromisso, a gratuitidade e a solidariedade. O Núcleo de Voluntariado do concelho de Aljustrel é composto por 141 voluntários, divididos em 2 grupos, o de Aljustrel e o de S. João de Negrilhos.
OBJECTIVOS GERAIS
- Promover o “encontro” entre a oferta e a procura de voluntariado;
- Sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado;
- Desenvolver e participar em programas/projectos de voluntariado;
- Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Aceitar inscrições de pessoas interessadas em fazer voluntariado e de entidades que solicitem voluntários;
- Informar/formar, mediar e acompanhar a inserção dos voluntários nas entidades promotoras de programas/projectos de voluntariado;
- Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado.
FORMAÇÃO
Após a Formação, realiza-se uma entrevista a fim de delinear o perfil do voluntário. Em seguida, procede-se ao seu encaminhamento para a Entidade Promotora.
O Programa de Voluntariado aproxima a Entidade Promotora e o voluntário, através do compromisso que é estabelecido entre ambos, mediante a assinatura do documento.
O voluntário ao ser integrado, passa a beneficiar de um Seguro, pelo qual é responsável a Autarquia.
A identificação do voluntário é feita através de um cartão e/ou de uma bata com o símbolo do Núcleo de Voluntariado.