
O município de Aljustrel, no domínio social, tem desenvolvido uma acção de apoio a actividades directamente relacionadas com as necessidades da população do concelho, nomeadamente nas áreas da habitação social, dos idosos, da infância e juventude, grupos em situação de risco e/ou exclusão social. O município através do gabinete de Acção Social, tem em curso um vasto conjunto de projectos e medidas de apoio às famílias mais carenciadas. Simultaneamente, têm sido estabelecidas articulações com outros parceiros sociais o que permite responder de forma solidária e sustentada às novas realidades sociais do concelho.
Serviços prestados pelo Gabinete de Acção Social:
- Atendimento a munícipes;
- Acompanhamento/encaminhamento dos casos detectados;
- Integração em equipas pluridisciplinares criadas no nosso Concelho;
- Relatórios/Informações diversas solicitados pelos Serviços da Autarquia ou outros;
- Dinamização Aljustrel – Concelho Solidário
- Dinamização da Rede Social;
- Dinamização da CPCJ;
- Participação no NLI do RSI;
- Participação na Equipa de Intervenção Precoce;
- Implementação do Programa SOLARH – Programa de Solidariedade e Apoio à Recuperação de Habitação;
- Apoio à política municipal no âmbito de apoio à habitação;
- Apoio a agregados familiares carenciados;
- Efectua estudos que detectem as carências sociais da comunidade;
- Efectua inquéritos socio-económicos ou outros solicitados ao Município;
- Concepção e execução de projectos no âmbito social;
- Participa em articulação ou parceria com outras autarquias e instituições públicas ou privadas, em acções e projectos sociais;
- Colabora com as instituições vocacionadas para intervir na área da acção social;
- Apoia socialmente as instituições de assistência, educativas e outras, existentes na área do Município;
- Prevenção das toxicodependências, em articulação com o IDT – Instituto da Droga e Toxicodependência;
- Promove actividades para a terceira idade de forma a combater o seu isolamento;
- Organização e participação em outros eventos.