
Os Moinhos são um testemunho vivo dos processos de moagem, no passado. Em Portugal, a primeira referência histórica à sua existência data do século XIV.
Com o aparecimento de novas tecnologias foram sendo esquecidos, deixados ao abandono e à indiferença. Muitos dos moinhos ainda existentes têm vindo a ser recuperados para habitações particulares ou como ponto de interesse turístico, no entanto, é ainda possível encontrar alguns em funcionamento como outrora, podendo-se observar o processo de moagem tradicional de cereais.
Existiram à volta da vila de Aljustrel cerca de 17 moinhos de vento. A grande maioria encontra-se ao abandono, ou já destruidos, e já não desempenham as funções para as quais foram edificados. Uma das exceções é o Moinho do Maralhas. Situa-se numa elevação a sul do centro da povoação e de lá é possível abarcar uma bela panorâmica de toda a vila, além de admirar este exemplar em bom estado de conservação fruto de recente recuperação. Os moinhos são hoje considerados património por serem um testemunho dos processos de moagem de outrora e pela sua arquitetura característica.
O Museu Municipal de Aljustrel promove visitas guiadas ao Moinho do Maralhas, mediante marcação prévia.
Para mais informações contacte:
Telefone: 284 600 170 | Fax: 284 600 179 | E-mail: museu@mun-aljustrel.pt