to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Projeto “Brócoli” reconhecido como boa-prática relevante de desenvolvimento sustentável a nível nacional
Educação 30 dezembro, 2022
noticia
A plataforma ODS Local, coordenada pelo Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reconheceu o projeto “Brócoli – Alimentação Sustentável nas Escolas de Aljustrel”, da responsabilidade do Município de Aljustrel, como boa-prática relevante de desenvolvimento sustentável a nível nacional.
 
Este projeto encontra-se dividido, numa primeira fase, em duas ações, “Brócoli na Escola” e “Hortas Escolares – Educar ao Ar Livre”, e está a ser desenvolvido no Centro Escolar Vipasca.
 
O objetivo do Município de Aljustrel é fomentar as boas práticas, apostando na formação de alunos desde os primeiros ciclos de ensino, mas envolvendo outras gerações na construção de uma comunidade cada vez mais sustentável.
 
A ação “Brócoli na Escola” desenvolve-se, assim, no refeitório escolar, durante o período da hora do almoço, contando com a participação da nutricionista da autarquia, da mascote do projeto e de voluntários seniores, com o intuito de incentivar as crianças ao consumo de alimentos de forma equilibrada.
 
Caso os alunos contribuam para a redução do desperdício alimentar e se alimentem de forma equilibrada, são recompensados, no final da visita, com uma medalha, sendo ainda transferidas competências sobre alimentação equilibrada e produção e consumo sustentável de alimentos.
 
Já a ação “Hortas Escolares, Educar ao Ar Livre” pretende dar a conhecer os ciclos de produção e incrementa o interesse pela agricultura sustentável e amiga do ambiente, despertando na comunidade educativa o interesse para o desenvolvimento de uma produção local, onde se destacam os circuitos de proximidade, sendo os alunos os protagonistas, desde o cultivo à colheita e à entrega dos próprios alimentos no refeitório escolar.
 
A Plataforma ODS Local, que reconheceu o projeto do Município de Aljustrel, monitoriza a evolução dos municípios em relação às várias metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pelas Nações Unidas, nomeadamente através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios municípios.
back-page
Página Anterior