Município organiza iniciativa “Passeios Ativos” para reformados e pensionistas do Concelho de Aljustrel
Ação Social 12 setembro, 2022
O Município de Aljustrel vai promover, no próximo dia 4 de outubro, a iniciativa “Passeios Ativos”, que se destina a todos os reformados e pensionistas do Concelho de Aljustrel.

O primeiro passeio, que será integrado na Semana Sénior – Saúde e Bem-Estar, levará os participantes a conhecer o Parque da Mina, em Monchique.

Esta atividade, que pretende ter uma vertente cultural, fomentará ainda momentos de convívio e de animação, estando previstas visitas, um piquenique (a cargo de todos os participantes) e animação musical.

A autarquia irá assegurar o transporte e o valor da entrada no parque a todos os seniores. As inscrições decorrem entre os dias 12 e 21 de setembro e podem ser efetuadas em todas as juntas de freguesia do Concelho de Aljustrel.

O Parque da Mina permitirá a visita a uma casa senhorial do séc. XVIII e dará a conhecer as tradições da Serra de Monchique (mercearia, destilaria de medronho, agricultura, fabrico de pão e de mel, extração de minério, fabrico de carvão vegetal, entre outras). Destaque ainda para meios de transportes antigos, para animais da quinta, para uma ponte suspensa sobre a cascata e para um espaço de ilusões com um labirinto de espelhos.

O objetivo da autarquia é proporcionar momentos de convívio e de lazer, contribuindo para a igualdade de oportunidades, para o incentivo à participação, para a melhoria da qualidade de vida e para um envelhecimento mais ativo.