to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Obra do Jardim Padre Serralheiro devolverá espaço de lazer à população e beneficiará centro histórico de Messejana
Obras 28 dezembro, 2021
noticia
O Município de Aljustrel tem em execução a obra do Jardim Padre Serralheiro, em Messejana. Recorde-se que esta empreitada, que terá um custo total de perto de 140 mil euros, vai permitir reformular este jardim que, desde há alguns anos, apresenta alguma degradação, demonstrando-se desajustado às necessidades atuais da população.
 
O objetivo é devolver este espaço de uso coletivo às gentes de Messejana e do Concelho de Aljustrel, contribuindo também para a fomentação de momentos de convívio e de lazer ao ar livre.
 
Esta empreitada permitirá ainda beneficiar toda a zona envolvente, dando mais dignidade ao edificado histórico que circunda o local. A intenção é ainda melhorar a imagem urbana da Vila de Messejana, potenciando as suas mais-valias e apetrechando-a de mais um ponto de atratividade e de visita.
 
Já se procedeu, com esta obra, à demolição de uma volumetria construída sem qualquer tipo de controlo prévio, localizada na plataforma superior do jardim e que desvirtuava e estrangulava o acesso ao mesmo.
 
Nesta plataforma mais elevada será, assim, localizado um miradouro, constituído por uma pérgula para sombreamento, acautelando-se as respetivas zonas de estadia, de forma a beneficiar o sistema de vistas para a paisagem envolvente.
 
O muro de suporte existente, em pedra à vista, será devidamente recuperado e reparado. A vedação existente em rede vai ser substituída por guardas em madeira tratada e os bancos, em alvenaria, serão reparados e pintados.
 
Os baloiços do parque infantil serão substituídos, estando ainda contemplada uma área para parque de merendas, destinada à estadia e lazer, e onde serão também colocados aparelhos geriátricos. Os espaços verdes também serão melhorados.
 
No jardim, nomeadamente na plataforma mais inferior, vão ser ainda erguidas instalações sanitárias, contemplando-se desta forma também o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
back-page
Página Anterior