Reunião entre empresários e CCDR Alentejo revela novos investimentos que serão instalados no Concelho de Aljustrel
Economia 17 setembro, 2021
O Município de Aljustrel promoveu, ontem, quinta-feira, dia 17, uma reunião de trabalho entre empresários, que têm novos projetos que pretendem instalar neste concelho, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), representada por Ceia da Silva, presidente, e Aníbal Reis Costa, vice-presidente.

Investimentos, estes, que pertencem à BerraPack, à Transwater/Transmodulo, à Vedes Banza e à Estilos Rústicos.

Estes projetos, em áreas diversificadas e que deverão ser instalados em diferentes freguesias do Concelho de Aljustrel, poderão criar, segundo os seus promotores, no total, cerca de 270 novos postos de trabalho. Sendo que o investimento previsto no Concelho de Aljustrel, com a sua concretização, ronda os 21 milhões de euros.

Serviu ainda esta reunião para dar a conhecer aos empresários as oportunidades e programas de financiamento que se encontram ao dispor e para estreitar laços entre promotores e entidades competentes, disponibilizando-se o Município de Aljustrel para estabelecer, quando necessário, uma ponte de ligação e de entreajuda, nomeadamente no que estiver ao seu alcance e no âmbito das suas competências.

O Município de Aljustrel, tendo em conta as várias intenções de investimento que têm surgido, tem estado também a proceder a uma alteração ao Plano Diretor Municipal (PDM), de modo a proporcionar todas as condições necessárias à instalação de novos projetos e no cumprimento estrito da lei. Na reunião de ontem foram, por isso, ainda dadas, aos empresários e às entidades, informações sobre este processo.

De referir que a Transmodulo surge da vontade de expandir o grupo Transwater, permitindo diversificar o negócio. A Transmodulo dedica-se, assim, à pré-fabricação de casas de banho e cozinhas, e aumentará o seu investimento no Concelho de Aljustrel.

A Berrapack, por sua vez, está empenhada no seu projeto de expansão, nomeadamente através da instalação de uma nova Unidade de Produção de Embalagens de Cartão e de uma nova Unidade de Produção de Embalagens em Alumínio, recorrendo a metodologias ambientalmente sustentáveis.
A Vedes Banza pretende também ampliar a sua atuação na área da metalomecânica industrial e serralharia civil e vai aumentar as suas instalações para conseguir dar resposta a novas oportunidades de mercado.

A Estilos Rústicos dedica-se ao revestimento cerâmico de acabamento rústico e produção manual, apostando na criação de azulejos, mosaicos, tijoleiras e ladrilhos, entre outros, e pretende instalar fábricas no Concelho de Aljustrel, tendo ainda em marcha neste território outros investimentos.

Esta reunião contemplou ainda uma visita à Unidade Fabril da Berrapack, que opera na produção de embalagens alimentares em alumínio e tampas em cartão, principalmente para take-away.