to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Foram hoje entregues as Hortas Comunitárias do Campo das Minas
Ambiente 30 agosto, 2021
noticia
O Município de Aljustrel entregou hoje, terça-feira, dia 31, as Hortas Comunitárias do Campo das Minas. No total, foram atribuídos os 13 talhões destinados ao cultivo, tendo, anteriormente, decorrido um concurso de atribuição que foi bastante participado.
 
Recorde-se que, neste processo, foi dada preferência aos moradores do Bairro de Vale d’Oca, no entanto, todos os munícipes puderam concorrer.
As Hortas Comunitárias encontram-se enquadradas na requalificação do antigo Campo das Minas, tendo a autarquia considerado importante criar este espaço, dada a importância da atividade agrícola, como forma de sustento mas também de hobby, mas, sobretudo, pela particular ligação deste bairro ao hortejo.
 
Os utilizadores, a que foram agora atribuídas estas hortas, têm agora ao dispor um terreno cultivável, que se encontra ainda equipado com um abrigo de madeira, sendo o uso gratuito, com exceção do consumo de água, que também tem uma tarifa especial.
 
O objetivo é fomentar a prática da horticultura tradicional e promover uma alimentação saudável, mas, ao mesmo tempo, sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente, valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e manutenção do mesmo e promover atividades ambientais para as famílias.
 
Com a criação destas hortas pretende-se ainda tornar este espaço mais apelativo do ponto de vista ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no Bairro de Vale d’Oca e fomentando também uma componente sociocultural e de estreitamento de relações entre vizinhança.
back-page
Página Anterior