Câmara procedeu à identificação e convocou proprietários de mais de 50 prédios devolutos ou em risco de ruir
Município 05 abril, 2021
A Câmara Municipal de Aljustrel, ao longo dos últimos anos, tem procedido ao levantamento dos prédios urbanos e frações autónomas que se encontram devolutos ou em risco de ruir, bem como à identificação dos respetivos proprietários.

Este levantamento, efetuado pelos serviços municipais, tem acontecido em todo o concelho e já foram abertos mais de 50 processos e convocados os respetivos donos.

O objetivo é contribuir para a sensibilização, junto dos proprietários, para a importância da reabilitação destes edifícios e, ao mesmo tempo, assegurar todas as questões de segurança para pessoas e bens.

Recorde-se que as edificações devem de ser alvo de conservação e o proprietário terá de as fazer sempre que forem necessárias e solicitadas, podendo ordenar-se, sempre que se verifique ameaça de ruína ou perigo para saúde e segurança das pessoas e bens, a sua demolição total ou parcial.

Com este levantamento o Município de Aljustrel pretende acautelar todas as questões de prevenção e assegurar a vitalidade de vilas e aldeias do concelho, apostando na requalificação dos espaços urbanos, e contribuindo para a diminuição dos prédios devolutos, uma vez que diminuem a capacidade de habitação, de comércio, de serviços e outros.

O Município de Aljustrel, através deste levantamento e identificação, pretende chamar à atenção de proprietários que a melhor solução é a requalificação e a ocupação destes prédios.

Atualmente, através da elaboração da Estratégia Local de Habitação do Concelho de Aljustrel, a autarquia está ainda empenhada em encontrar as melhores soluções para o parque habitacional e contrariando a imagem de degradação e abandono.