to content

Aljustrel

Subscrever newsletter geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
ICNF aprovou candidatura do Município de Aljustrel para funcionamento do Gabinete Técnico Florestal
Ambiente 18 fevereiro, 2021
noticia
O Município de Aljustrel submeteu, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), uma candidatura para o funcionamento do Gabinete Técnico Florestal de Aljustrel.
 
Candidatura, esta, que foi aprovada, por se verificar que a Câmara de Aljustrel manteve em vigor, no ano transato, o referido gabinete e também o Plano Operacional Municipal.
 
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para aprovar esta candidatura, constatou ainda que as ações de gestão de combustível encontram-se cumpridas e registadas na plataforma do ICNF e que foram ainda desenvolvidas, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, outras atividades.
 
Esta candidatura permitirá, desde modo, assegurar o funcionamento deste gabinete, tendo a autarquia recebido, para a sua operacionalização, perto de 14 mil euros, que vão assegurar o apoio, de forma integrada, à estratégia de planeamento e gestão florestal, à viabilização de modelos sustentáveis de silvicultura e de reestruturação fundiária, mas também a ações de prevenção de fogos florestais.
 
Será ainda valorizada a promoção das funções ecológicas, sociais e culturais dos espaços florestais e serão apoiadas ações específicas de investigação aplicada, de demonstração e de experimentação.
 
Recorde-se que foi a Lei n.º 20/2009, de 12 de maio, que estabeleceu a transferência de atribuições em matéria de constituição e funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais para os municípios.
back-page
Página Anterior