to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Aljustrel, a partir de segunda-feira, na lista dos concelhos com mais medidas para a Covid-19, mas Município vai contestar inclusão
Município 12 novembro, 2020
noticia
O Município de Aljustrel, com base nos critérios decretados pelo Conselho de Ministros, e anunciados hoje, quinta-feira, dia 12, passou a integrar a lista dos concelhos considerados de risco elevado no âmbito da pandemia Covid-19.
 
No seguimento da revisão quinzenal que foi efetuada pelo Governo, e tendo em conta as medidas de combate e de prevenção no âmbito do novo Estado de Emergência, o Concelho de Aljustrel entrará nesta lista a partir das 00:00 horas do dia 16 de novembro.
 
De salientar que a entrada, só na próxima segunda-feira, de acordo com as explicações do Governo, é para garantir que “todos têm tempo suficiente para se adaptar às novas medidas”.
 
Tal entrada deveu-se ao critério que se baseia no número de casos, 240 por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias. De referir, no entanto, que o número de habitantes, segundo o Governo, se baseia na última estimativa efetuada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, e não no número de habitantes que está referenciado no último Censos. Este critério não tem ainda em conta, por exemplo, o número de inscritos no Centro de Saúde de Aljustrel, que, neste caso, é superior [9333 utentes].
 
Assim, tendo por base a última estimativa do INE de 2019, a fórmula baseou-se na seguinte equação: 20 (número de casos nos últimos 14 dias) ÷ 8247 ( população residente estimada em 2019) = 0,00242512x 100.000 = 242, 51 (240/100.000 é o número limite).
 
O Município de Aljustrel, embora neste momento de pandemia queira sempre fazer parte da solução e estar inteiramente disponível para colaborar com todas as autoridades e entidades, vai contestar o critério adotado, por entender que o Concelho sai penalizado, nomeadamente em termos económicos e sociais, e porque estes números não refletem a realidade deste território, com características particulares, nomeadamente no que diz respeito ao número de população atual, fruto da forte atividade industrial e agrícola.
 
O Município de Aljustrel, nos próximos dias, apesar desta contestação, compromete-se a esclarecer e a divulgar informação atualizada sobre as novas medidas que vão entrar em vigor a partir de segunda-feira.
back-page
Página Anterior