Município de Aljustrel ergueu marco evocativo à N2 para potenciar esta via e rota turística
Turismo 09 novembro, 2020
O Município de Aljustrel, consciente da importância que a Estrada Nacional 2 (N2) cada vez mais assume, no que diz respeito à atividade turística, mas também enquanto atrativo propício ao desenvolvimento, decidiu, neste ano em que se assinalam os 75 anos desta que é a maior estrada do País, perpetuar a passagem desta mítica estrada pelo Concelho.

Este município ergueu, assim, em pedra, uma réplica de um dos marcos desta estrada, embora em maior dimensão, precisamente na rotunda que serve umas das entradas à vila de Aljustrel e que é atravessada por esta via.

Este marco, concebido pelo escultor João Daniel, assinala o quilómetro 619, destacando o nome da localidade a que está associado, tendo ainda a inscrição da frase “Nada nesta paisagem é intempestivo, tudo é surpreendente”, da autoria de Paulo Moura, patenteada no livro “Longe do Mar”, que relata uma viagem de mota pela N2 em busca de histórias, e que diz respeito, precisamente, à passagem deste escritor e jornalista por este território.

A N2 atrai cada vez mais turistas ao Concelho de Aljustrel, de várias partes do mundo, e esta é também uma forma de divulgar este município de “lés-a-lés”. Até porque, tendo em vista a estruturação deste “produto” turístico, a Câmara de Aljustrel integra ainda a rota dedicada a esta estrada nacional, que é composta por todos os municípios que são atravessados por esta via.

Aljustrel dá também, deste modo, o seu contributo para a divulgação desta rota e pretende atrair para o seu território cada vez mais visitantes, mostrando a sua cultura, a sua gastronomia, o seu património e as vivências do seu povo.

No Concelho de Aljustrel a N2 permite a ligação ao concelho de Ferreira do Alentejo e ao concelho de Castro Verde, passando pela Freguesia de Ervidel e pela aldeia do Carregueiro.