Publicado concurso público para a construção da Variante de Aljustrel
Mobilidade 07 novembro, 2023
Já foi publicado, em “Diário da República”, o concurso público para a construção da Variante de Aljustrel. Trata-se de um marco histórico para o Concelho de Aljustrel que, há anos, reivindica a construção desta via estruturante para o desenvolvimento social e económico e para a melhoria da qualidade de vida da população.
O concurso público foi possível ser lançado depois do Município de Aljustrel ter assinado um acordo de gestão com a Infraestruturas de Portugal, em junho passado, e porque a Câmara de Aljustrel, em 2018, deu início a um projeto técnico que conseguiu que fosse incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo por isso garantido, previamente, financiamento para a obra.
A Variante de Aljustrel terá um custo de 12 milhões e 500 mil euros e a empreitada tem um prazo de execução de 540 dias, sendo que as empresas que estiverem interessadas na sua construção têm 42 dias para concorrer ao concurso público agora aberto, esperando a Câmara de Aljustrel que o mesmo seja participado.
A construção vai ficar a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP) e permitirá um melhor ordenamento do perímetro urbano na localidade, mas também será crucial para o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas que aqui já se instalaram ou que pretendem fixar-se.
Com esta variante minimizar-se-á o impacto negativo decorrente da circulação de tráfego, sobretudo pesado, dentro da vila e devolver-se-á o centro de Aljustrel às pessoas, melhorando-se as condições de mobilidade.
Esta variante permitirá ainda melhorar as ligações entre Aljustrel e a Estrada Nacional 2 (EN 2), à Autoestrada do Sul A2 e a Odemira.