Aljustrel continua a receber visitas técnicas e científicas através do Campus do LNEG
Município 17 maio, 2023
Aljustrel está a acolher mais uma visita técnica e científica, nomeadamente à sua região mineira, que se integra na Faixa Piritosa Ibérica.

Os alunos da Universidade do Minho foram hoje recebidos no Campus do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, sendo que a iniciativa está a ser coordenada pelos técnicos, Igor Morais, Luís Albardeiro, Sara Santos, João Matos, do LNEG, contando com a colaboração do Município de Aljustrel.

Na receção a Câmara Municipal de Aljustrel deu a conhecer aos alunos e docentes o projeto do Parque Mineiro de Aljustrel, que brevemente abrirá ao público.

Recorde-se que têm sido recorrentes estas visitas a Aljustrel, tendo já passado por estas iniciativas alunos de diversas universidades, que encontram neste território as condições ideais para a aprendizagem das matérias em análise.

Aljustrel é considerado um “laboratório vivo”, em termos geológicos, e estas visitas incluem idas ao chapéu de ferro de Algares, à galeria mineira do Piso 30, ao cerro do Maralhas, aos antigos tanques de cementação de cobre, entre outros.

O Município de Aljustrel, tendo por base um protocolo de colaboração com o LNEG, tem prestado todo o auxílio necessário para a realização destas iniciativas, uma vez que considera que são essenciais para o desenvolvimento social e económico do Concelho de Aljustrel e para a possível atração e fixação de população.

O Município de Aljustrel facultou a todos os estudantes e docentes que integram esta visita técnica alojamento no Centro d’Artes e nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, uma vez que também é intenção desta autarquia potenciar as residências direcionadas para a ciência no território.