to content

Aljustrel

geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais

Ingredientes: (6 porções)

50g de arroz carolino
3,5dl de água
½ Pau de canela
1 Casca de limão
5dl de leite magro
2 Gemas
6 Colheres de sopa rasas de adoçante em pó
Canela em pó

Preparação
Introduzir o arroz num tacho com o fundo espesso, regar com a água, juntar o pau de canela, a casca de limão e o sal. Levar a lume brando e deixar cozer suavemente 20 minutos. Juntar o leite a ferver e deixar cozer durante mais 30 minutos, vigiando e mexendo de vez em quando.
À parte, desfazer as gemas, juntar-lhes um pouco de arroz quente e, fora do lume, adicionar à totalidade do arroz. Levar a lume muito brando, mexendo, apenas o tempo necessário para cozer as gemas (1 minuto ou 2). Deixar arrefecer um pouco, juntar o adoçante e misturar.
Deite em pratos ou numa travessa e decorar com canela em pó.
Nota: O aspartame é um adoçante pouco estável ao calor (perde o poder adoçante quando vai ao lume). Se o adoçante que utilizar tiver aspartame na composição, é aconselhável adicioná-lo no final da cozedura, tal como indica na receita.

Sugestão: Também pode fazer a receita tradicional do Arroz Doce, com leite magro, metade da quantidade de açúcar e completar com adoçante. Mas não se esqueça que o adoçante tem um poder maior para adoçar, pelo que terá de pôr menos quantidade do se fizesse com açúcar.

back-page
Página Anterior