Artista multifacetado, Mário Vitória, expõe em Aljustrel
Notícias 03 agosto, 2018
Espaço Oficinas

As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, no dia 3 de agosto, pelas 18 horas, a exposição “Debruar com quatro ramos os dias longos da humanidade”, de Mário Vitória.

Nascido em Coimbra em 1983, Mário Vitória vive e trabalha no Porto. É licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestre pela mesma Faculdade em Práticas e Teorias do Desenho e, ainda, mestre pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto na área das Artes Visuais.

Durante o seu percurso académico realizou estudos intermédios em Lyon (França), Bolonha (Itália) e Sheffield (Inglaterra).

Vários autores da cultura portuguesa, como Boaventura de Sousa Santos, Gonçalo M Tavares, Ana Zanatti, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe ou Artur Cruzeiro Seixas, entre muitos outros, escreveram sobre a pluridiversidade e singularidade da sua obra, que tem também sido alvo de estudos académicos.

Mário Vitória é regularmente solicitado para criar imagens para livros, álbuns musicais e espetáculos, nomeadamente para o “Quintas de Leitura”, o maior evento de elogio à poesia,  que se realiza no Teatro Campo Alegre do Porto. O artista plástico apresentou a sua maior obra (3x9m), na Capital Europeia da Cultura de 2012.

Em 2017 foi selecionado para representar Portugal na exposição internacional “JCE – Jovens Criadores Europeus”.

Mário Vitória está representado em inúmeras coleções oficiais e particulares, nacionais e internacionais.

A exposição “Debruar com quatro ramos os dias longos da humanidade”, que traz a Aljustrel, vai estar patente ao público até ao dia 29 de setembro.