to content

Aljustrel

Subscrever newsletter geral@mun-aljustrel.pt (+351) 284-600-070
redes sociais redes sociais redes sociais
Sessão Solene da Assembleia Municipal Evocativa do Dia do Município
Notícias 08 junho, 2018
noticia Assembleia Municpal de Aljustrel
Assembleia Municpal de Aljustrel
Quarta-feira, dia 13 de junho 2018

Conforme regimento aprovado é intensão da Assembleia Municipal de Aljustrel, assinalar anualmente o Feriado Municipal através de uma sessão solene evocativa ao mesmo, com o tema principal “Concelho de Aljustrel passado, presente e futuro”, com o objectivo de valorizar o passado, viver o presente e pensar o futurodirecionando a temática a abordar anualmente.

 

Estas sessões visam essencialmente aprofundar uma democracia cada vez mais participativa, fomentando um espirito crítico, e participativo na comunidade, despertando o conhecimento coletivo para as questões da inovação, do empreendedorismo, da sustentabilidade e também da nossa identidade e especificidades.

 

Nesta primeira edição, subordinada ao tema específico “Educação, Inovação e Empreendedorismo”, pretendemos abordar objetivamente as questões que se prendem com estas temáticas, colocando a educação e a empregabilidade, como factor determinante e como visão de futuro, enquadrando com a  realidade socioeconómica local e regional.

 

É para nós determinante o envolvimento dos vários atores da sociedade civil, num processo que coloque em constante articulação o saber, com o saber fazer, fomentando o forte relacionamento entre as instituições de ensino, os municípios, o mundo empresarial e social.

 

A realidade socioeconómica do concelho de Aljustrel é determinada por diversos fatores, continuando a indústria extrativa a ter um peso preponderante com uma mina que labora praticamente dentro da localidade, com os impactos positivos e negativos inerentes a essa indústria, empregando atualmente cerca de mil pessoas, com uma percentagem de licenciados acima dos 25%, exportando 100% da sua produção, contribuindo de sobremaneira para o equilíbrio da balança comercial nacional.

 

Outro dos fatores que influencia cada vez mais a economia local é o aumento da área agrícola de regadio, através do aumento do perímetro de rega do Roxo, por via do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva.

 

Importa ainda referir a localização estratégica do concelho, por via da sua proximidade a Lisboa e ao Algarve, através da A2 e ao Aeroporto de Beja e porto de Sines.

 

Não podemos descurar o património mineiro, religioso, ambiental e histórico de enorme importância e com potencial de valorização para fins turísticos.O número de pequenas e médias empresas em diversos sectores é considerável, sendo um dos concelhos do país, com taxas de desemprego diminutas.O concelho possui equipamentos sociais, de saúde, desportivos, de lazer e culturais de excelência e uma dinâmica associativa de elevado valor e enraizada na sociedade e com uma identidade própria.A preservação ambiental e patrimonial, a dinamização cultural, e a sustentabilidade é determinante para o futuro do concelho.

 

Para abordar esta temática foram convidados um painel de oradores que em conjunto com os nossos jovens participantes na Assembleia Municipal Jovem e os nossos eleitos locais farão uma reflexão que certamente deixará prestativas para a senda de desenvolvimento que se pretende continuar trilhar neste concelho.

 

Convida-se assim, a população do concelho a participar nesta Sessão Solene da Assembleia Municipal, evocando o Dia do Município através de uma reflexão sobre o seu futuro.

 

PROGRAMA


“Concelho de Aljustrel passado, presente e futuro”

Valorizar o passado, viver o presente e pensar o futuro

 

Tema 2018: Educação, Inovação e Empreendedorismo

 

Quarta-feira, dia 13 de junho 2018

Cine oriental - 15h00

 

Programa:

 

Abertura e enquadramento da Sessão da Assembleia Municipal

 

Assembleia Municipal Jovem

Apresentação das medidas vencedoras da Edição 2018 da Assembleia Municipal Jovem

Entrega dos Prémios da Edição 2018 da Assembleia Municipal Jovem

 

Intervenções Políticas.

Bancada do Partido Socialista

Bancada da Coligação Democrática Unitária

Presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel

 

Painel de oradores convidados:

Almina – Minas do Alentejo S.A. e  Associação de Beneficiários do Roxo

 

 Diretor do Agrupamento de Escolas de Aljustrel

 

 Instituto Politécnico de Beja | Instituição de Ensino Superior (a confirmar)

 

DissertaçãoEducação, Inovação e Empreendedorismo

Dr. Carlos Lopez Cano Vieira – Professor Universitário  

 

Perspetivas para o Desenvolvimento do Concelho e Conclusões

Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

 

Momentos Musicais

Músicos da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense

Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel

Jovens Talentos do Concelho

back-page
Página Anterior