Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Agricultura

Ler Artigo

Presidente da Câmara visitou projeto de produção de cogumelos

Desenvolvimento agrícola

Agricultura

O presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, realizou ontem, 14 de junho, uma visita de acompanhamento a um projeto que tem como objetivo a produção de cogumelos, da responsabilidade da empresa Sociedade Agro-pecuária Afonso e Banza, Lda, situado no Monte da Minhota, na localidade do Carregueiro.

Este projeto, em fase de instalação, é apoiado pelo programa PDR 2020, Medida 3.2.1, Anúncio 01 / Ação 3.2 / 2014, pressupõe um investimento elegível de cerca de 597 mil euros e beneficia da concessão de um apoio no montante de perto de 299 mil euros.

Os promotores preveem que dentro de três meses esteja concluída a instalação das infraestruturas e equipamentos, iniciando-se a produção de cogumelos em substrato, material no qual o micélio dos cogumelos se desenvolve.

O cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota, pertencendo a uma família própria – os fungos. O potencial de crescimento desta atividade é enorme, quer pela via do crescimento do consumo interno, quer pela via da exportação.
Em Portugal, prevê-se um aumento na produção e diversificação da oferta, dada a boa rentabilidade desta cultura e ao aumento do consumo.

A maior parte dos cogumelos são comercializados em fresco, mas outros são secos – conservação por desidratação, congelados – conservação, por baixas temperaturas, esterilizados – conservação por altas temperaturas ou em salmoura – conservação em sal ou em vinagre. A maior parte dos cogumelos frescos à disposição do consumidor em Portugal são importados.