Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

S. João de Negrilhos

Terra de Regadio

  • mv1
  • mv2
  • mv3
  • junj

 

Largo da República nº 11
7600 – 425 S. João de Negrilhos
Tel. 284 666 111
Fax. 284 666 620
e-mail - j.f.s.j.negrilhos@mail.telepac.pt

Site: www.saojoaodenegrilhos.freguesias.pt

A primeira referência à então denominada Aldeia de Negrilhos, ascende a 1532. No censo populacional dessa data refere-se que a localidade se situava a légua e meia a poente da Vila de Aljustrel. A Freguesia de S. João de Negrilhos é composta por duas aldeias: Montes Velhos (Aldeia Nova e Aldeia Velha) e Jungeiros. Actualmente os seus habitantes vivem essencialmente da agricultura, com destaque para as culturas arvenses de sequeiro mas onde se destaca pelo seu dinamismo as culturas intensivas de regadio de tomate, milho, girassol, pimento, espargos e morangos. Com menos expressão, existe a exploração pecuária através da criação de bovinos, caprinos e ovinos. A Igreja Matriz data de 1808 e foi mandada construir pelo Bispo da Diocese de Beja. Existe ainda uma capela cuja data exacta não se conhece, mas que terá perto de 400 anos – a Ermida de Santa Margarida situada na Herdade do Monte S. João.

 

ÁREA TERRITORIAL
A freguesia ocupa uma área de 78 km2 que corresponde a cerca de 17% da área total do concelho (458,4km2) e tem três núcleos urbanos: Montes Velhos, Aldeia Nova e Jungeiros.

 

POPULAÇÃO
De acordo com o INE (Censos 2011), a freguesia tem uma população residente de 1.468 habitantes.

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS
Agricultura, olivicultura, pecuária, horticultura e pequeno comércio.

 

FEIRAS
Anual (2.°domingo de Abril)

 

FESTAS E ROMARIAS
S. João Baptista (Junho)

 

PATRIMÓNIO EDIFICADO
Igreja Matriz, Ermida de Sta. Margarida e arquitectura tradicional

 

PONTOS DE INTERESSE
Zona de caça