Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Comunicação e Divulgação

No IGME, a Litoteca abre suas portas - 18/09/2017

A Litoteca, é uma infraestrutura do IGME que preserva, cataloga, gere e divulga informações documentais e geológicas de pesquisas e outras compilações de amostras científicas únicas.  A Litoteca é inaugurada no dia no dia 26 de setembro, coincidindo com o Dia Europeu de Cooperação 2017 "DIA DA CE", no qual todos os programas e projetos europeus são convidados a celebrar realizações em cooperação territorial.   Este dia será dedicado aos mais novos de Peñarroya-Pueblonuevo (Córdoba), com a participação de estudantes do município. 

Nota de Imprensa

 

IGME LIDERA O PROJETO GEO_FPI PARA MELHORAR O CONHECIMENTO SOBRE A FAIXA PIRÍTICA IBÉRICA - 26/06/2017

A Faixa pirita ibérica (FPI) é uma das províncias metalogénicas mais importantes do mundo e estende –se entre a Espanha e Portugal.  A parceria que executará o projeto é composta pelo Instituto Geológico e Mineiro da Espanha (IGME), pela Direção Geral de Indústria de Energia e Minas do Ministério do Emprego, Negócios e Comércio da Junta de Andaluzia, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e a Câmara Municipal de Aljustrel (CMA).   É um projecto europeu de cooperação territorial entre Espanha e Portugal co-financiado com fundos FEDER (INTERREG-POCTEP).  Esta iniciativa promoverá a criação de uma rede de consulta pública sobre a Faixa Piritica, com geração de mapeamento geológico contínuo e harmonizado da área transfronteiriça para E. 1: 200,000 e promoção da atividade científico-técnica das salas de cinema IGME e LNEG. 

Nota de Imprensa

 

IGME APRESENTA A MAGNATECA E A LITOTECA - 22/06/2017 

A Magnateca, é formada pela coleta de amostras de rochas, sedimentos e fósseis coletados e estudados para o desenvolvimento do Mapa Geológico da Espanha a uma escala de 1: 50,000 (MAGNA).  A Litoteca, é uma infraestrutura que preserva, cataloga, gere e divulga informações documentais e de sondagem de pesquisas e outras compilações de amostras científicas únicas.  A sua coleção de mais de 12.400 furos, contém cerca de 220.000 m de testemunho contínuo e aproximadamente 2.000.000 m linear representados por cascalho.   As duas infraestruturas especiais do IGME são centros de informação e conhecimento especializados em pesquisa geológica e minera. 

Nota de Imprensa