Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Malacate Poço de Viana

Malacate é uma palavra de origem espanhola, utilizada apenas nas minas da Faixa Piritosa Ibérica e que designa o elevador existente no poço de mina.
Os primeiros malacates que foram construídos nas minas de Aljustrel, em meados do séc. XIX, eram movidos a muares, posteriormente foram construídos malacates, também com estrutura de madeira, mas acionados por máquinas a vapor alimentadas a lenha ou a carvão e, mais tarde, com motores de gás pobre, Por último apareceram os malacates com estrutura metálica, acionados por motores elétricos. Foi durante largos anos o principal poço de acesso à Mina de Algares.
O nome Viana com que foi batizado este malacate, deriva do apelido de Francisco Vianna, administrador da Casa Bancária Fonseca, Santos & Vianna em finais do séc. XIX, proprietário da concessão mineira e sócio dos capitalistas belgas que criaram a Société Anonyme Belge des Mines d’Aljustrel.