Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Central de Compressores

Construída em 1952,  foi equipada com um compressor proveniente da antiga central e com dois compressores mais recentes. 


Na década de 60 do século passado, com a entrada em funcionamento das instalações da mina do Moinho, equipada com um conjunto de máquinas mais moderno, a Central de Algares passou a funcionar apenas como apoio e reserva, até à sua desativação completa em 1992.


O compressor mais antigo aqui existente, construído no Luxemburgo em 1928, funcionava ligado a um potente motor elétrico, podendo ainda, em caso de falha de energia, funcionar ligado a um motor diesel. 


Os dois compressores mais modernos instalados nesta central eram acionados por motor elétrico, contudo, o mais potente estava também ligado a um motor diesel, que entrava em funcionamento em caso de falha de energia elétrica.