Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Cementação das Pedras Brancas

Trata-se de uma instalação metalúrgica onde se obtém cemento de cobre, ou seja, óxido de cobre em estado muito puro, podendo ir de 60 a 95% de pureza.

 
A primeira cementação das minas de Aljustrel foi construída pela Companhia de Mineração Transtagana cerca de 1867 na Herdade das Pedras Brancas e funcionou até finais da década seguinte, tendo então sido abandonadas. 


Neste tipo de instalação utiliza-se água rica em cobre que foi obtida através da sua passagem por pirite (processo de lixiviação), sendo depois canalizada para tanques ou canais onde foi depositada previamente sucata de ferro. 


Esta água rica em cobre ao passar pela sucata reage com o ferro, dissolvendo-o. Ao dissolver o ferro deposita o cobre no fundo dos tanques ou canais, formando uma espécie de lama, o cemento. Esta lama (cobre puro) é recolhida e seca em fornos.