Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

Mensagem do Presidente

ALJUSTREL, TERRA VIVA

Nelson Brito - Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

Nelson Brito

Pela nossa forte tradição mineira, mas também pela nossa agricultura, património natural e edificado e principalmente pelo carácter das nossas gentes, habituadas a trabalhar com afinco e a receber com amizade, Aljustrel é hoje um concelho de referência a nível regional e de reconhecida notoriedade a nível nacional.

 

As nossas infra-estruturas urbanas, a qualidade dos equipamentos com vocação cultural, desportiva e de lazer, as infra-estruturas e equipamentos de apoio ao desenvolvimento económico e social, contribuem sobremaneira para a qualidade de vida dos nossos habitantes e para seduzir os nossos visitantes.

 

No entanto, ambicionamos a um concelho mais moderno e próspero. Por isso, apostamos numa indústria extractiva mais sustentável, que crie emprego e riqueza, mas que seja respeitadora das pessoas e dos valores ambientais. Para tal, estamos em permanente diálogo com a empresa gestora da mina de Aljustrel, também ela apostada, acreditamos, em prosseguir estes princípios de sustentabilidade.  

 

Ambicionamos ao desenvolvimento de uma agricultura mais sofisticada, que saiba tirar partido das novas tecnologias e do recente alargamento das áreas de regadio no nosso concelho de 5 mil hectares para 25 mil hectares, proporcionado pela ligação da Barragem do Roxo à Albufeira de Alqueva, diversificando a produção agrícola, criando novos produtos e melhorando os que já existem, desenvolvendo, em estreita sinergia, as agro-indústrias transformadoras dos produtos que a terra tem para oferecer.

 

Apostamos também na potenciação da actividade turística alicerçada no nosso ímpar património natural e edificado, com forte destaque para a rentabilização do riquíssimo e peculiar património mineiro de Aljustrel e do maravilhoso espelho de água da Barragem do Roxo, procurando tirar partido da nossa localização central, perto do futuro aeroporto comercial do Baixo Alentejo, que nos abre ao mundo, do nó de acesso à A2 e do futuro IP8, que nos colocam perto dos aglomerados urbanos de Lisboa/Vale do Tejo, Algarve e zona portuária de Sines.

 

Estamos ainda a apostar fortemente no estímulo ao investimento, à modernização do tecido empresarial existente e à fixação de novas empresas no nosso concelho, nomeadamente de base tecnológica, que criem massa crítica, enquanto factores de diversificação da matriz socioeconómica, de criação de emprego e consequente distribuição de riqueza.

 

“Aljustrel, terra viva” não é apenas um slogan. Acreditamos que é uma maneira de estar na vida e na governação, olhando para o futuro com determinação e confiança nas potencialidades do nosso concelho e, principalmente, na capacidade das nossas gentes e de todos os que se queiram juntar a nós.

 

Bem hajam.