Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Recolha Selectiva

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Ambiente/Higiene_Urbana/Recolha_Selectiva/recolhaSelectiva1.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Ambiente/Higiene_Urbana/Recolha_Selectiva/recolhaSelectiva2.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Ambiente/Higiene_Urbana/Recolha_Selectiva/recolhaSelectiva3.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Ambiente/Higiene_Urbana/Recolha_Selectiva/recolhaSelectiva4.jpg

Devido ao crescimento elevado da população e às mudanças de hábitos destas a produção de resíduos tem aumentado. Ao reciclarmos estamos a valorizar os resíduos, além de reduzirmos a quantidade de resíduos que vai para o aterro sanitário ainda os estamos a valorizar como recursos.

 

Entende-se por recolha selectiva a recolha de todos os materiais reutilizáveis e recicláveis, sendo os mais comuns: o papel, o vidro, o metal e o plástico. Para depositar estes resíduos existem os ecopontos e os ecocentros. Normalmente estão distribuídos em pontos estratégicos onde os munícipes podem depositar os resíduos de forma correcta e gratuita. Consulte o MANUAL DE LIMPEZA URBANA

 

Os ecopontos são um conjunto de contentores de cores diferentes destinados a receber separadamente diversos materiais. O azul (papel), o amarelo (embalagens), o verde (vidro), o vermelho (pilhão) e o cor de laranja (óleão).

 

O ecocentro destina-se a receber resíduos de diversos materiais e em grandes quantidades. O ecocentro em Aljustrel recebe monos, pneus de ligeiros, vidro, papel, embalagens de plástico, paletes de madeira e resíduos biodegradáveis.

 

 

A Câmara Municipal de Aljustrel disponibiliza aos seus munícipes vários equipamentos para a deposição dos resíduos recicláveis, nomeadamente:

  • Ecopontos – No concelho de Aljustrel existem 64 ecopontos localizados em diversos locais.
     
  • Ecocentro – No Concelho de Aljustrel existe um ecocentro, localizado na E.N.2 Malha e Ferro (a cerca de 50 m da rotunda, direcção a Castro Verde).
     

Além dos 64 ecopontos e do ecocentro a Câmara Municipal ainda disponibiliza 62 vidrões isolados, 65 papelões isolados, 63 embalões isolados, 30 pilhões e 13 oleões.

A recolha selectiva é assegurada pela empresa Ambilital que recolhe todos os resíduos dos ecopontos, dos pilhões e dos óleões e os reencaminha para a central de triagem onde são separados todos os resíduos.

Documentos para Download