Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Recolha Resíduos Sólidos Urbanos

Os resíduos sólidos urbanos (RSU’s) resultam da actividade doméstica e comercial da população. Os resíduos podem ser classificados como matéria orgânica (restos de comida…), papel (jornais, revistas…), plásticos (garrafas, embalagens…), vidro (frascos, copos…), metais (latas…) e outros (roupas, óleos de cozinha, resíduos informáticos…).
A recolha indiferenciada consiste na remoção dos resíduos sólidos urbanos (vulgo “lixo”) que, passíveis ou não de reutilização e/ou reciclagem, não foram separados pelo produtor. Consulte o MANUAL DE LIMPEZA URBANA

O sistema de recolha indiferenciada implementado pela Câmara Municipal é do tipo porta-a – porta e está dividido em 2 circuitos nocturnos, garantindo a cobertura total do Concelho.

 

Circuito

Noites de Recolha

Zonas abrangidas

I

Domingo para Segunda-Feira

Terça-Feira para quarta-feira

Quinta-Feira para Sexta-Feira

Nascente da Vila de Aljustrel

Val D´Oca

Plano

Algares

Carregueiro

Aldeia dos Elvas Messejana

Rio de Moinhos

Área de Serviço

II

Segunda-Feira para Terça-feira

Quarta-Feira para Quinta-Feira

Sexta-Feira para Sábado

Poente da Vila de Aljustrel

Ervidel

Montes.-Velhos

Jungeiros

Corte

 

O que fazer aos resíduos sólidos urbanos?

A deposição dos resíduos é efectuado em contentores individuais e só deverão ser colocados na via pública no horário definido no Regulamento Municipal de resíduos Sólidos e Higiene Urbana.
O lixo deve ser depositado em sacos bem fechados no seu contentor individual, fechando sempre a tampa do mesmo e deverá colocá-lo na via pública apenas no dia da recolha da sua zona.
Se ainda não tem contentor para depositar os seus resíduos, dirija-se à Câmara Municipal e adquira-o pelo preço de 23.37 €. Para os munícipes com moradia nova, o contentor será fornecido gratuitamente.

 

 

Resíduos que pode depositar

 

Resíduos que não pode depositar

 

 

 

Resíduos orgânicos

(restos de comida)

Animais mortos

Pedras, terras e entulhos

Árvores, troncos, arbustos e restos de relva

Resíduos perigosos ou tóxicos

 

 

 

Resíduos de casa de banho

Líquidos de qualquer natureza

Resíduos fecais

Resíduos valorizados

Monos (mobiliário, colchões, louças)

Documentos para Download