Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

Bolsas de Estudo

BOLSAS DE ESTUDO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL

  • bolsas

O Município de Aljustrel tem como objectivo primacial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos seus munícipes. A educação é, hoje em dia, uma tarefa que cabe a toda a sociedade, não podendo por isso os órgãos autárquicos eximir -se a ela. A concessão das bolsas de estudo visa proporcionar apoio aos estudantes que, em virtude da sua situação económica têm dificuldades em prosseguir os estudos nos estabelecimentos de ensino superior tutelados pelo Ministério da Educação. A atribuição de bolsas de estudo é assim um modo de estimular a frequência de cursos superiores, melhorando o tecido académico do concelho de Aljustrel e dotando -o de quadros técnicos e profissionais capazes de constituir a base do seu desenvolvimento, contribuindo assim para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico cultural.

 

Finalidades

 

A atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal de Aljustrel visa:

 

  • Apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de condições se vêem impossibilitados de o fazer;

 

  • Colaborar na formação de quadros técnicos superiores, residentes no Município de Aljustrel, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.

 

Objecto

 

O Regulamento estabelece os critérios de atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal de Aljustrel a estudantes residentes no concelho, que ingressem ou frequentem estabelecimento de ensino superior público, particular ou cooperativo, devidamente homologados.

 

Entende -se por estabelecimento de ensino superior todo aquele que ministra cursos aos quais seja conferido o grau de licenciatura ou bacharelato, designadamente:

 

  • Universidades;
  • Institutos Politécnicos:
  • Institutos Superiores;
  • Escolas Superiores.

 

Montante e Periodicidade das bolsas

 

  • O número de bolsas de estudo a atribuir em cada ano lectivo, bem como o seu valor serão fixados pela Câmara Municipal de Aljustrel, em função da apreciação das candidaturas apresentadas.
  • A bolsa de estudo será anual e atribuída durante 10 meses, a iniciar no mês de Outubro de cada ano.

 

(Regulamento disponível para download abaixo)