Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Voluntariado Jovem

 Voluntariado Jovem para as Florestas

O Programa de “Voluntariado Jovem para as Florestas” foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 63/2005, de 14 de Março, que aprova o respectivo regulamento de funcionamento. Esta RCM concretiza a Resolução da Assembleia da República n.º 27/2004. O Município de Aljustrel, tem desenvolvido nos últimos dois anos esta acção junto dos jovens do concelho.


Desde o inicio do Programa, em 2005, participaram mais de 40.000 jovens na realização de 1.669 projectos de voluntariado.


Um programa inovador para a educação ambiental e protecção da floresta

O Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” tem como objectivo incentivar a participação dos jovens na preservação da natureza e da floresta, em particular, contribuindo para a mitigação dos incêndios florestais, através de acções de prevenção, nomeadamente a sensibilização da população para o risco de incêndio, a vigilância e a limpeza do lixo das áreas florestais e parques de merendas, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais.

O programa anual decorre entre 1 de Junho e 30 de Setembro e inclui uma “bolsa diária de voluntariado”, destinada a ajudar a cobrir despesas de alimentação e transporte. Os jovens estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais. O IPJ disponibiliza o material de identificação dos jovens voluntários (t‐shirt, boné e mochila) e o respectivo cartão identificador de voluntário.

 http://www.prociv.pt/Pages/default.aspx