Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Apresentação

O ARQUIVO MUNICIPAL

O Arquivo Histórico Municipal de Aljustrel encontra-se atualmente depositado nas instalações do Museu Municipal. Como missão e na condição de Arquivo Histórico do concelho de Aljustrel, o objetivo é garantir a recolha, preservação e valorização do património arquivístico de importância histórica e cultural reconhecida, devendo ser entendido enquanto base de uma memória local, coletiva e diversa.

O Fundo principal é maioritariamente composto por documentação produzida durante a atividade do município entre os séculos XIX e XX. Contudo, a documentação mais antiga data de meados do século XVII e é constituída, até aos princípios do século XIX, por livros e alguns cadernos dispersos. Para o século XIX, onde a documentação é mais significativa, destacam-se os manuscritos avulsos.

No entanto, o arquivo histórico de Aljustrel, possui documentação de uma área geograficamente mais vasta do que os atuais limites concelhios, pois com a extinção do concelho de Messejana, em 1855, toda a documentação deste arquivo transitou para Aljustrel e com essa documentação vieram também os Fundos, ainda que incompletos, dos arquivos dos antigos concelhos de Panoias e de Casével que funcionavam desde o século XVIII, em anexo ao de Messejana.

A documentação mais recente deste arquivo pertence à Associação de Socorros Mútuos “Mineira Aljustrelense”. De salientar ainda que existem em todos os fundos deste arquivo, lacunas documentais fruto de circunstâncias históricas e da própria deterioração resultante das condições a que durante, muito tempo, esteve sujeita.

Documentos para Download