Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

O Que Fazer?

A vila de Aljustrel tem muito que se veja. 

Passeie pelas ruas desta vila e descubra os sítios, as casas. E os pormenores, como só o Alentejo tem, das chaminés, das portas e janelas, das “tremelas”. Meta conversa com as suas gentes e oiça as suas histórias. Aprecie o tempo e a vida. 

Aproveite para conhecer a oferta cultural. 

 

Aljustrel tem espaços de lazer espalhados um pouco por toda a vila. Existe um conjunto de pequenos jardins e espaços ajardinados que são sítios agradáveis para estar tranquilamente ao ar livre, conversando com amigos ou lendo ou ainda deixar os seus filhos brincar um pouco mais à vontade. O JARDIM PÚBLICO é um espaço de maior dimensão, carregado de história e simbologia para a população local, situado junto ao coração da vila e que está na iminência de sofrer uma grande intervenção de requalificação. 

Os espaços culturais são também espaços de usufruto fora dos momentos em que decorrem iniciativas. Usufrua deles. 

 

Na BIBLIOTECA MUNICIPAL pode ler um jornal ou revista, ouvir um CD ou ver um filme em DVD. Este espaço tem ainda actividades para crianças. Pode visitar o MUSEU ou ver uma exposição no espaço OFICINAS. Ou simplesmente passear pela VILA, descobrir os seus recantos e pormenores, meter conversa com alguém que simplesmente esteja na rua. Aproveite a rua e o ar livre para seu próprio prazer. 

 

A ZONA MINEIRA é o mais importante elemento patrimonial desta vila. Peça informações e uma visita guiada no Posto de Turismo. 

 

A PISCINA DESCOBERTA é também um espaço muito agradável no Verão. Pela presença de água que atenua o calor, por aquele relvado com sombra a fazer lembrar um oásis no deserto, por aquela esplanada onde se está tão bem. Tem também um restaurante que lhe permite passar aqui todo o dia. 

Mas por toda a vila há também um conjunto de cafés e bares onde pode estar, sozinho ou acompanhado, ou até fazer novas amizades. 

Mas, para além destes espaços e equipamentos, PARTA À DESCOBERTA da envolvente da vila e das aldeias do concelho para um percurso a pé, uma caminhada ou uma “volta” de bicicleta pelos caminhos rurais. Vai ter oportunidade de descobrir a paz dos campos, a natureza, o ar puro. Enfim, “carregar as baterias”. Vá em grupo e aproveite para fazer um piquenique. 

(Não se esqueça de ir com roupa confortável, levar água e protecção solar e evite ir sozinho ou, se o fizer, dizer a alguém para onde vai. Evite as horas do calor no Verão.) 

Há ainda outros locais ou actividades de que pode usufruir ou participar ou que até lhe podem ser úteis. Estão neste caso, por exemplo, o POSTO DE TURISMO, que está aberto sete dias por semana e onde pode encontrar informação sobre Aljustrel, mas também algum artesanato local, produtos regionais e publicações sobre Aljustrel ou de temática mineira. 

 

Em MESSEJANA pode começar pela Praça onde se situa o PELOURINHO e onde também se encontra o POSTO DE TURISMO, e o MUSEU ETNOGRÁFICO (para o visitar certifique-se de que está aberto através do telefone 284 655 177). 

Depois suba até à IGREJA MATRIZ e veja, mesmo ao lado, a plataforma artificial de terreno onde se encontra a ruína do que foi uma torre de vigia. 

Um pouco afastado encontram-se as ruínas do ANTIGO CONVENTO e, mais adiante, a IGREJA DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO. 

Mas, sobretudo passeie-se por esta bela vila onde D. Sebastião se deteve por três dias em Janeiro de 1573. 

 

ERVIDEL é uma interessante aldeia rural onde pode visitar o NÚCLEO RURAL DO MUSEU MUNICIPAL, um LAGAR DE AZEITE que funciona durante os dias da Vin&cultura e a famosa ESCOLA DO CORONEL MOURÃO. Mas, sobretudo, aprecie as suas ruas e o seu ambiente e, se for no tempo disso, visite uma das adegas onde o vinho é feito em talhas de barro, prove o vinho e “tire” um petisco. 

Em qualquer altura do ano, mas sobretudo na Primavera, descubra este concelho, de paisagens bonitas e calmas. E vá até à BARRAGEM DO ROXO, imenso e importante plano de água e que possui um Parque de Merendas nas imediações.