Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaGabinete Apoio ao EmigranteAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRULinha Verde

Clima

Clima

Concelho de Aljustrel

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Conheca_Aljustrel/Conheca-nos_Melhor/Clima/clima.jpg

A localização do Concelho de Aljustrel na região alentejana e a fraca influência atlântica acentua uma situação contrastante típica da região Alentejo com baixa pluviosidade, elevadas amplitudes térmicas, Invernos frescos e Verões quentes. Da diferenciação entre a estação seca e estação húmida ressalta o domínio do Clima Mediterrâneo.

A temperatura média mensal varia entre 28 ºC e os 30 ºC no Verão. No Inverno, as temperaturas são relativamente baixas, sendo que a temperatura média anual se situa entre os 15º C e os 16 ºC, conforme a Figura 4.

As temperaturas médias do ar são máximas em Julho e Agosto, com valores médios que variam entre cerca de 19 ºC e os 24 ºC na zona de Beja, e mínimos em Janeiro, variando entre cerca de 9 ºC e 12 ºC.

O número médio de dias no ano com temperatura máxima superior a 25 ºC é da ordem de 100 dias, não ocorrendo aquelas temperaturas nos meses de Dezembro e Janeiro. Os maiores valores são atingidos nos meses de Julho e Agosto. Assim, é relativamente elevado o número médio de dias nos meses de verão com temperaturas máximas superiores a 25ºC.