Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Exposição

22 de agosto

Ler Artigo

Do surrealismo ao hiper-realismo, Gustavo Fernandes surpreende

Artes plásticas

 

As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, na quinta-feira, 22 de agosto, pelas 18 horas, a exposição “Para Além da Realidade” de Gustavo Fernandes.

Nascido, em Lisboa, em 1964, Gustavo Fernandes desenvolveu o seu percurso académico e profissional, nos últimos anos no Canadá e em Portugal. Autodidata, criativo e arrojado, construiu a sua formação não convencional, a pulso, junto de academias internacionais como o Dawson College. 

Com uma capacidade de representação do real notável, Gustavo Fernandes impõe novos enquadramentos e procura incessantemente a liberdade que o artista deseja e pratica-o de forma sistemática. Diz acerca do seu trabalho: ”Quando começo uma obra, eu vivo para ela, só descanso quando alcanço o maior realismo possível. Eu gosto de criar obras que envolvam a vida das pessoas, o essencial das suas vidas… Há sempre muito de mim em todas as obras que crio. A emoção chega ao observador. Esta é a grande magia…”

Em 30 anos de vida artística, Gustavo Fernandes conta com cerca de 380 exposições individuais e coletivas, e já expôs em mais de 20 países.  

São também dele os murais da Igreja Matriz de Pêro Pinheiro; a parede do Altar e painéis da Igreja Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha; a escultura “ O Golfinho” na Marginal de Cascais; os painéis decorativos do Hotel Marquês de Pombal em Lisboa, entre muitos outros.

Gustavo Fernandes está representado em inúmeras galerias e museus em Portugal, e as suas obras encontram-se em coleções particulares em vários países, como: Canada, Suíça, E.U.A, Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Finlândia, Brasil ou Japão.

 

Com participações especiais em livros, filmes e programas de televisão, foi, ainda, convidado pela Unicef e uma instituição alemã para fazer parte de uma iniciativa cultural solidária -“United Buddy Bears”, em que uma obra criada por si percorre o Mundo. O seu trabalho e técnica foram galardoados com vários prémios. 

 

A exposição “Para Além da Realidade” vai estar patente ao público até ao dia 19 de outubro.

  • Gustavo Fernandes Aljustrel