Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Casa Social

28 de janeiro

Ler Artigo

Casa Social do Concelho de Aljustrel está concluída

Nova sede da Cruz Vermelha, da APE e homenagem ao Dr. Covas Lima

Aljustrel Casa Social

A terceira e última fase da edificação da Casa Social do Concelho de Aljustrel fica concluída no próximo dia 30 de janeiro, pelas 15h00, com a abertura oficial da Extensão do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Beja e da sede da APE - Associação de Pessoas Especiais, obras no valor de 52 mil euros.

 

Recorde-se que esta Casa Social já integra, numa das suas alas, o Julgado de Paz (obra no valor de 124 mil euros) e, noutra, a sede da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (no valor de 18 mil euros), num total de 194 mil euros de investimento.

 

Esta última etapa do projeto devolve utilização plena a um edifício cheio de história e simbolismo, que durante muitos anos funcionou como Dispensário da Mina, onde eram acolhidos os mineiros em situação de doença, em particular os que sofriam de doenças pulmonares, como a silicose.

 

Por este motivo, o Município de Aljustrel, a propósito desta cerimónia, presta igualmente reconhecimento público ao Dr. Covas Lima, pela sua dedicação e trabalho no combate à doença dos mineiros de Aljustrel, a silicose. António Fernando Covas Lima nasceu em 1907 e faleceu em 1970. Licenciou-se em Medicina, destacou-se como médico radiologista, sócio fundador da Sociedade de Medicina no Trabalho e da Sociedade de Radiologia e Medicina Nuclear, bem como diretor do dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos.